O Cate - Inspiração Dica | Hardware, software e redes
19 de maio de 2023
A imagem é uma foto. O rosto de um homem negro, de cabelos curtos e barba, está entre dispositivos de hardware, com luzes e fios pendurados

Dica | Hardware, software e redes

Em um mundo cada vez mais on-line, a Tecnologia da Informação é fundamental para o funcionamento das organizações e das empresas. É por meio dessa ciência que soluções tecnológicas são criadas e utilizadas para automatizar processos, gerenciar dados e fornecer informações úteis para as tomadas de decisão. 

No terceiro episódio da série de conteúdo “Meu emprego em TI“, apresentamos as três grandes áreas que se destacam e desempenham um papel fundamental no funcionamento dos sistemas: hardware, software e redes 

Ao trabalhar de maneira integrada, mas com especialidades diferentes, elas fornecem técnicas e recursos para gerenciar, processar, armazenar, transmitir e compartilhar informações digitalmente.  

Detalhamos a seguir mais aspectos sobre elas:   

Hardware 

Hardware são os componentes físicos de um sistema de TI, como computadores, servidores, dispositivos de armazenamento, impressoras, scanners e outros equipamentos eletrônicos. O hardware é a estrutura material da tecnologia da informação e é responsável por processar e armazenar dados. 

Um profissional de hardware deve buscar formação técnica que contemple o conhecimento de circuitos e componentes eletrônicos, habilidade no uso de ferramentas (chave de fenda, alicate etc.), capacidade para realizar testes e diagnosticar problemas, fazer reparos e substituir componentes eletrônicos que falharam.  

Software  

É a parte lógica de um sistema de TI, como programas, aplicativos e sistemas operacionais que são usados para controlar o hardware. O software pode ser dividido em duas categorias: software de sistema e software de aplicação.  

O de sistema é responsável pelo gerenciamento de recursos do computador, enquanto o de aplicação é usado para realizar tarefas específicas, como processamento de texto, edição de vídeo, entre outros. 

Um profissional de software deve buscar formação técnica que contemple o domínio de uma ou mais linguagens de programação, capacidade lógica e criativa, conhecimento de metodologias de desenvolvimento, além dos sistemas operacionais.  

Redes 

Redes são a infraestrutura de comunicação que permite que diferentes dispositivos se comuniquem e compartilhem recursos entre si. As redes podem ser locais, como uma rede de área local (LAN), ou abrangentes, como a internet. As redes incluem vários componentes, como cabos, switches, roteadores, protocolos e outros dispositivos de rede. 

Um profissional de redes deve buscar formação técnica que contemple o conhecimento de protocolos, arquitetura e topologia, capacidade para fazer testes com os equipamentos específicos de redes, domínio das ferramentas de segurança (criptografia, firewalls, autenticação, gerenciamento de identidade), habilidade de gerenciar projetos.  

Vale lembrar que para todas as áreas, os profissionais também devem desenvolver habilidades de soft skills, como a capacidade de trabalhar em equipe, boa comunicação e foco na resolução dos problemas.   

[Total: 6    Média: 4.3/5]

Comentários

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0