O Cate - Inspiração DICA | Internet móvel 5G: o que é a nova tecnologia que deve impactar os negócios
27 de dezembro de 2022
A imagem é uma foto. Em uma cafeteria bem iluminada com mesas e cadeiras ao fundo, uma mulher está de frente para a foto. Atrás dela, há uma abertura na parede por onde entra a luz do Sol. A mulher tem cabelos longos e castanhos e está vestindo uma camiseta cinza com uma blusa azul-clara por cima. Ela usa um celular preto, e seus olhos estão direcionados para a tela, enquanto digita com as duas mãos.

DICA | Internet móvel 5G: o que é a nova tecnologia que deve impactar os negócios

Em agosto de 2022, chegou à cidade de São Paulo um novo recurso de internet móvel: o 5G. O nome se deve ao fato de a tecnologia ser a quinta geração de conexão de internet voltada para dispositivos móveis, como os celulares. Por ser um novo passo na modernização da internet, a chegada do 5G tem sido muito comentada entre as mídias de tecnologia.

Essa melhoria pretende tornar a navegação mais rápida e dinâmica mesmo sem conexão Wi-Fi, o que pode impulsionar áreas como a comunicação digital, a transferência de arquivos por celular e o mercado eletrônico. Bora entender o que significa esse avanço na prática? Confira.

3G, 4G, 5G… qual é a diferença?

Em meados dos anos 2000, começou a ser implantada em alguns lugares do mundo a tecnologia 3G, que tinha o objetivo de superar a geração anterior de internet móvel que atingia apenas a velocidade de 384 Kb/s (kilobits por segundo).

O 3G se popularizou, chegou ao Brasil e, como era de se esperar, logo foi superado por uma tecnologia ainda mais nova: o 4G. Essa quarta geração ainda é muito utilizada no país, e você provavelmente já usou ou ouviu o termo alguma vez, certo? Na época do lançamento, o 4G já prometia atingir uma velocidade base de 100 Mb/s (megabits por segundo), o que já significou um salto na velocidade de conexão.

Contudo, o avanço científico não parou por aí. Logo vieram os estudos para uma quinta geração, que neste ano começou a ser implementada na cidade de São Paulo. O 5G, como é chamado o novo recurso, é capaz de atingir a velocidade de 1Gb/s (gigabits por segundo), ou seja, é 10 vezes mais veloz que o 4G. Para entender essa comparação, veja os valores de cada unidade de medida.

  • 1 kilobit equivale a 1.024
  • 1 megabit equivale a 1.024
  • 1 gigabit equivale a 1.024
  • 1 terabit equivale a 1.024

Como a quinta geração poderá impactar os negócios?

Agora que entendemos o tamanho da evolução de que estamos falando, é hora de falar dos impactos disso na realidade. Para quem empreende fora de casa e precisa estar sempre usando a internet móvel, a primeira vantagem do 5G é ser uma tecnologia que exige menos consumo de energia do celular, o que tende a aumentar a vida útil dos aparelhos.

A alta velocidade de conexão permitirá trocas muito mais rápidas de arquivos em downloads e uploads. O resultado será a possibilidade de transferir contratos e arquivos do seu negócio, como comprovantes de compra, venda e transações bancárias, com mais agilidade, mesmo estando na rua.

A comunicação também vai melhorar, uma vez que a latência do 5G é bem menor. A latência é o tempo de atraso que ocorre entre o envio e a chegada de um pacote de dados, portanto, com uma latência menor, as chamadas de vídeo usando a internet móvel devem passar a funcionar com bem menos interrupções.

As mudanças incluem várias áreas, mas um setor em especial deve ser muito beneficiado pelo 5G: o comércio eletrônico ou e-commerce! Isso porque o 5G promete melhorar a navegação nos portais de compra e venda para que o consumidor não tenha mais problemas na hora de carregar informações de produtos, imagens de catálogo ou cardápio e plataformas de pagamento.

Esses pontos fazem parte da experiência do consumidor no processo de compra e influenciam se uma venda vai ser concretizada ou não pela web. Com a navegação cada vez mais dinâmica, a tendência é de que os usuários concluam suas compras mais rapidamente, sem interferências no caminho! O portal Cate, por sinal, oferece o curso “Como Vender On-line”, que pode ser acessado clicando aqui.

Fase de implementação

O 5G representa muitas possibilidades, mas, como ainda está em fase de implementação, não é tão simples ter acesso à tecnologia. A cobertura da rede está na etapa inicial e até agora abrange apenas 25% da área urbana da cidade. O acesso também exige que o usuário tenha um celular compatível com a rede 5G (clique aqui para ver a lista), uma vez que os dispositivos mais antigos suportam somente conexões 3G ou 4G.

Contudo, o plano da Agência Nacional de Telecomunicações é expandir a cobertura no país e levar o 5G a 57,67% da população nacional em até 5 anos. Essa foi a meta estabelecida no plano estratégico da agência, publicado em novembro de 2022 (veja aqui).

Por isso, se você trabalha nesse segmento, acompanhe essas e outras transformações que podem impactar positivamente seu negócio. Compartilhe a novidade com os amigos e até a próxima!

[Total: 1    Média: 5/5]

5
Comentários

3 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
FABIAN DE MATOS LOBOPortal CateMarcio Santosjose ademar leite Recent comment authors
newest oldest
jose ademar leite
Membro
jose ademar leite

gostei muito interessante.

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, José. Tudo bem? Agradecemos muito o comentário, seu feedback é importantíssimo para nós! E para encontrar outros conteúdos de tecnologia do portal, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/tecnologia/. Continuamos à disposição. Abraços.

Marcio Santos
Membro
Marcio Santos

Como acessar o curso

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Márcio. Tudo bem? O conteúdo acima é apenas uma dica para vocês conhecerem melhor as novidades do mercado! Todos os conteúdos sinalizados como “DICA” não são cursos.

Para encontrar os cursos do portal na área de tecnologia, entre no link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/tecnologia/. Continuamos à disposição. Um abraço.

FABIAN DE MATOS LOBO
Membro
FABIAN DE MATOS LOBO

Esperar para que isso chegue à todos e rápido.

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Saiba mais sobre as principais áreas da Tecnologia da Informação ...
Topo
0