O Cate - Curso DICA | Por que fazer o curso de Banco de Dados Relacional?
12 de março de 2024
A imagem é uma foto. O foco está em uma mesa de madeira, onde está sentada uma pessoa branca com roupas de escritório. Ela veste paletó azul escuro e camisa azul clara por baixo, enquanto mexe em um notebook prateado. Por cima da imagem, vemos alguns efeitos visuais com figuras genéricas de perfil que se encontram interligadas em um organograma da cor cinza.

DICA | Por que fazer o curso de Banco de Dados Relacional?

Os bancos de dados relacionais existem desde os anos 1970 e surgiram com o objetivo de melhorar o desempenho e dar flexibilidade para o armazenamento de informações. Sua aplicação abriu portas na área e, até hoje, se mostra uma invenção importantíssima para a tecnologia! Portanto, são muitas as vantagens em fazer o curso de Banco de Dados Relacional do portal (que você pode acessar clicando aqui). Confira:

Produzimos cada vez mais dados

Produzimos cada
vez mais dados

Segundo estudo, publicado em 2023, pela consultora em tecnologia IDC (International Data Corporation), a produção de dados tem aumentado ano após ano, em uma taxa de crescimento anual de 23%. Administrar essa quantidade de dados será uma demanda de um setor relevante da economia, que continuará procurando profissionais qualificados!

Profissão cresce no mercado

Profissão cresce
no mercado

Com o avanço tecnológico, os bancos de dados relacionais têm melhorado seu desempenho, ficaram mais ágeis e inteligentes, o que fez com que a sua complexidade aumentasse também. Assim, o especialista em banco de dados relacional virou um cargo específico, com dedicação total ao gerenciamento e/ou aprimoramento dessas estruturas!

É mais importante do que imaginamos

É mais importante
do que imaginamos

Mesmo que não percebamos, os bancos de dados relacionais estão sempre presentes no dia a dia. Alguns exemplos são os aplicativos dos bancos, os carrinhos de compra on-line e outras transações financeiras em que nenhum dado pode ser corrompido ou perdido ao longo da transação.

Integridade dos dados

Integridade
dos dados

Os bancos de dados relacionais estão de acordo com os critérios da ACID, um conjunto de propriedades que garante que nenhum dado seja perdido em uma operação de banco de dados, mesmo que haja erros ao longo do processo. ACID são as iniciais de cada uma dessas propriedades: atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade.

Linguagem SQL

Linguagem SQL

Além de tudo, o tema de banco de dados relacional tem como um dos pilares o conhecimento na linguagem SQL ou, em português, linguagem de consulta estruturada. Ela é a linguagem mais utilizada na área de banco de dados e pode ser aplicada com outros códigos como Python e Java.

IA é nossa aliada

IA é nossa aliada

A inteligência artificial ganha destaque cada vez que vemos um passo dado em direção a máquinas mais modernas e “inteligentes”. Mas não é só de robôs ou carros autônomos que estamos falando: a IA também permitirá saltos enormes na organização dos dados digitais. A capacidade de testar e analisar continuamente as informações, mesmo enquanto descansamos, vai otimizar o trabalho humano e servir de base para que o especialista aplique suas ideias!

[Total: 1    Média: 5/5]

2
Comentários

1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Portal CatePedro Braziolli de Oliveira Recent comment authors
newest oldest
Pedro Braziolli de Oliveira
Membro
Pedro Braziolli de Oliveira

Tá quase no fim doprocesso seletivo da prefeitura de são paulo mas eu não encontrei onde me cadastrar…eu quereo trabalhar no estoou no segundo semestre da faculddade, me ajudem por favor…

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Pedro. Você pode ver todas as vagas disponíveis no portal Cate cadastrando o seu currículo na aba de vagas de emprego, no link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/vagas-de-emprego/. Quando carregar, clique em “Cadastrar meu currículo agora” para fazer o seu cadastro na plataforma de vagas. Abraços.

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Descubra por que a segurança da informação ganhou destaque no mercado brasileiro e o ...
Topo
0