“Bico virtual” é o modo como empreendedores individuais brasileiros estão reforçando a renda, segundo matéria publicada no jornal O Estado de S.Paulo, A reportagem informou que até poucos anos atrás, muitos desempregados viviam de “bicos”, uma gíria para trabalho informal ou temporário para garantir a sobrevivência. Com o advento da internet, as famílias mais conectadas e com acesso às redes sociais e o barateamento do custo de montagem de uma loja virtual, o “bico 2.0” virou um fenômeno e tende a crescer. A venda via plataformas digitais é recente e cresceu quase 30%, de acordo com a empresa de pagamentos on-line PayPal Brasil. O Brasil possui hoje 930 mil lojas virtuais, e a maioria delas é de pequeno porte e não tem funcionários.
A reportagem citou o caso da estilista Haryela Zacharias, que sempre trabalhou em confecções e, aos 45 anos, passou a ter dificuldades de se recolocar no setor têxtil. Depois de ser demitida, trabalhou em algumas confecções, até que decidiu criar uma loja de camisas (sem gênero) na internet. A empresária vende também pelo Instagram e WhatsApp e mantém uma loja colaborativa com outros comerciantes na zona oeste de São Paulo. As vendas não foram fáceis no começo, mas ela decidiu estudar como funcionava o mundo digital para aprender como vender pela internet e contou que hoje ganha mais do que ganhava nas confecções.
Outros dados da reportagem que explicam a explosão de lojas virtuais:
- As plataformas de comércio eletrônico têm custo mensal de apenas R$ 9,00.
- Existem cada vez mais marketplaces, grandes centrais para o comércio eletrônico que reúnem milhares de lojistas. Neles, o consumidor encontra o que procura, e o vendedor consegue público para suas ofertas.
- O custo para criar um comércio eletrônico começa em R$ 49,90. Por esse preço, o empreendedor pode aceitar vários meios de pagamento e usar ferramentas de marketing e estatísticas para gerir o negócio.
- O perfil dos brasileiros que vêm se aventurando no comércio eletrônico é variado, desde aqueles que têm pouca familiaridade com a internet até jovens que dominam as ferramentas on-line.
- O “bico 2.0” é feito por pessoas que trabalham por conta própria, sozinhas ou com sócio, mas sem nenhum empregado.
ola qual o link do curso?
Olá Paulo, tudo bem? O conteúdo acima é só uma dica para conhecer melhor as possibilidades do mercado de trabalho. Você pode se inscrever em cursos em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos. Um abraço!
Comp se inscrever nesse curso??
Olá Maria do Carmo, tudo bem? O conteúdo acima é só uma dica para conhecer melhor as possibilidades do mercado de trabalho. Você pode se inscrever em cursos em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos. Um abraço!
Onde me increvo para o curso
Olá Luciano, tudo bem? O conteúdo acima é só uma dica para conhecer melhor as possibilidades do mercado de trabalho. Você pode se inscrever em cursos em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos. Um abraço!
Como fazer a inscrição????
Olá Raimundo, tudo bem? O conteúdo acima é só uma dica para conhecer melhor as possibilidades do mercado de trabalho. Você pode se inscrever em cursos em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos. Um abraço!
Como se inscrever nesse curso ?
Olá Jessica, tudo bem? O conteúdo acima é só uma dica para conhecer melhor as possibilidades do mercado de trabalho. Você pode se inscrever em cursos em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos. Um abraço!
Quero fazer o curso?? Qual o link por favor..
Olá Andreia, tudo bem? O conteúdo acima é só uma dica para conhecer melhor as possibilidades do mercado de trabalho. Você pode se inscrever em cursos em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos. Um abraço!
Como faço esse curso?
Olá Valdirene, tudo bem? O conteúdo acima é só uma dica para conhecer melhor as possibilidades do mercado de trabalho. Você pode se inscrever em cursos em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos. Um abraço!
Quero fazer o curso? Como faço?
Olá Viviane, tudo bem? O conteúdo acima é só uma dica para conhecer melhor as possibilidades do mercado de trabalho. Você pode se inscrever em cursos em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos. Um abraço!
Este curso é gratuito?
Olá Paula, tudo bem? O conteúdo acima é só uma dica para conhecer melhor as possibilidades do mercado de trabalho. Você pode se inscrever em cursos gratuitamente em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos. Um abraço!
Como fazer?
Olá Simone, tudo bem? O conteúdo acima é só uma dica para conhecer melhor as possibilidades do mercado de trabalho. Você pode se inscrever em cursos em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos. Um abraço!
Qual o valor desse curso?
Olá Simone, tudo bem? O conteúdo acima é só uma dica para conhecer melhor as possibilidades do mercado de trabalho. Você pode se inscrever gratuitamente em cursos em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos. Um abraço!
Pessoal, quem está perguntando sobre link do curso e valor, essa matéria sobre o “Bico digital” na verdade é uma dica de como você pode ter uma renda financeira através da internet e das redes sociais. Quando é um curso, aqui no site sempre tem a tag EAD (Ensino A Distancia) na descrição do curso. Agora quando está escrito apenas DICA é porque se trata de uma matéria ou conselhos sobre o assunto abordado.
Espero ter ajudado quem estava com dúvida
Abraços e feliz 2021 para todos que acessam o site do CATE
Muito obrigada pelo seu comentário, Gabriel. Abraços!
Tem algum curso presencial?