Ter um estoque organizado é essencial na maioria dos negócios, principalmente aqueles que lidam com um fluxo grande de entrada e saída de produtos. Os benefícios são vários: controle da reposição ou do excesso de produto ou matéria-prima, necessidade de investimento e melhor processo de produção, além da agilidade nas vendas.
Para ter sucesso nessa tarefa, é preciso colocar a mão na massa, refletir sobre o espaço que há disponível, fazer registros de tudo que entra e sai, sem contar uma boa categorização das mercadorias. Vamos lá?
AVALIE O ESPAÇO DISPONÍVEL
Agora que você decidiu organizar de vez o seu estoque, comece com uma pequena reflexão: qual é o espaço que você tem disponível para armazenar as mercadorias e/ou matéria-prima?
E, mais importante, qual é o tamanho exato desse espaço? Para responder à segunda pergunta, utilize uma trena e faça a medição do local que será o estoque. Dessa forma, você saberá exatamente quantos metros tem para usar e terá uma noção de como encaixar prateleiras e estantes por lá.
ESPAÇO VERTICAL É SEMPRE ÚTIL
Gerenciar o espaço disponível é a chave para um estoque organizado e, por isso, o espaço vertical deve ser sempre bem aproveitado. As prateleiras e estantes mais altas aumentam a capacidade de estocagem usando o espaço que se encontra mais próximo ao teto. Ou seja, conseguem armazenar muitas mercadorias sem ocupar uma fatia tão grande da área total. Já os móveis baixos só conseguem fazer isso ocupando muito espaço de largura, o que pode atrapalhar a manutenção do seu estoque.
CATEGORIZAÇÃO
A categorização é o processo que permite separar os produtos por categorias e colocar cada tipo de mercadoria no lugar apropriado. Ela pode ser feita de diferentes formas: para quem trabalha com roupas, por exemplo, a categorização pode separá-las por tamanhos (P, M, G ou GG), cores ou sazonalidade (roupas de banho, roupas de frio etc.)!
No caso dos produtos de beleza, essa categorização pode ter como base o propósito do produto (sabonetes, tintas de cabelo, perfumes etc.) ou as marcas de fabricação. Para fazer esse processo de forma eficiente, use e abuse das etiquetas, que devem ser coladas nas embalagens e nos locais em que os produtos vão ser guardados, indicando o tipo de mercadoria que estará lá.
CONTROLE DE ESTOQUE
O controle de estoque consiste em registrar a chegada e a saída dos produtos sempre que possível. Esse controle vai permitir que você saiba quais mercadorias são mais vendidas, quais são menos vendidas e até identificar se há algum item em falta ou que está há muito tempo estocado e precisa ser descartado.
COMO CONTROLAR A ENTRADA E SAÍDA DOS PROTUDOS?
O controle pode ser feito em uma planilha e, nela, você vai registrar o nome da mercadoria, ao lado de algumas informações como data e valor da compra, fornecedor e a categoria em que o produto se encaixa. Depois que for vendido, adicione a data e o valor da venda. Fazendo isso regularmente, o seu estoque vai ser muito mais organizado e você saberá tudo que tem ali dentro!
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CUIDADO COM PRODUTOS PERECÍVEIS!
Carnes, frutas, legumes, laticínios, especiarias e itens farmacêuticos são exemplos de produtos perecíveis e que, portanto, perdem sua qualidade em um curto espaço de tempo. Isso exige que o armazenamento seja feito com muita atenção aos prazos de fabricação e validade, informações que devem estar presentes na planilha de controle de estoque que mencionamos anteriormente. Outro ponto para ficar atento é se há necessidade de refrigeração ou circulação de ar no estoque e também fazer a prevenção de qualquer falha estrutural (goteiras, mofo, umidade etc.) que possa antecipar o prazo de validade do seu produto.
SAZONALIDADE
Você já deve saber que alguns produtos possuem maior número de vendas em momentos específicos do ano. Inverno, verão, Dia das Mães, Dia dos Namorados, tudo isso tem influência e, portanto, o estoque deve acompanhar essas mudanças! Vamos dar um exemplo: se o inverno está chegando, um vendedor de roupas precisa saber previamente quantas roupas de frio tem disponíveis para venda, e a organização do estoque é fundamental nessa etapa. O mesmo vale para quem trabalha com presentes, materiais escolares ou aluguel de roupas para eventos, entre outros!
ORGANIZANDO O ESTOQUE SAZONAL
Agora que o vendedor já sabe quantas peças ele tem para uma determinada época do ano, ele pode se preparar para reabastecer aqueles produtos ou até fazer uma promoção especial e se livrar do excesso de estoque. Além disso, essa preparação também permite posicionar as peças de forma mais inteligente. No verão, que tal guardar as roupas de frio mais ao fundo do estoque e deixar as roupas de banho num lugar bem acessível? Ótima ideia, não é?
Todas essas conclusões são fruto de um estoque bem-organizado, que pode agilizar as suas vendas e deixar o seu negócio cada vez mais profissional. Nos vemos na próxima dica do portal!
Otimo
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