Os chatbots são ferramentas utilizadas no atendimento virtual de diversas empresas que pensam em otimizar o contato com os seus clientes. Mas não é só no mundo empresarial que elas são utilizadas: ONGs e instituições públicas também podem aderir aos softwares que simulam conversas.
Assim como em outros campos da tecnologia, um projeto de desenvolvimento de chatbots é uma tarefa interdisciplinar e envolve diferentes etapas para ser executado. Acompanhe a nova dica do portal e descubra todos os detalhes:
Um bate-papo robô?
Também chamada de assistente virtual, a palavra chatbot vem de chat, que significa bate-papo, e bot, que significa robô. Mas, apesar do nome, nem todos os chatbots envolvem a inteligência artificial, e muitos deles existem desde antes que esse conceito fosse amplamente utilizado.
O chatbot é um software que utiliza mensagens automatizadas para responder mensagens de quem está navegando pelo chat. Nos softwares que não utilizam IA, essas mensagens são elaboradas e inseridas previamente por humanos. Com as respostas armazenadas, o software vai utilizá-las de acordo com as palavras-chave que chegarem.
Já nos chatbots com inteligência artificial, existe um método conhecido como processamento de linguagem natural (PLN), que permite ao software entender e manipular a linguagem, criando as respostas por conta própria.
Desenvolvendo um chatbot
Algumas etapas de desenvolvimento do chatbot são bem comuns em projetos de tecnologia, a começar pelo levantamento de requisitos, o pontapé inicial do projeto. Ali, são levantadas informações que vão guiar o desenvolvimento do software, entre elas:
- o setor e a instituição em que será aplicada a ferramenta;
- público-alvo;
- objetivo do projeto;
- expectativas do cliente;
- os benefícios que o sistema deve proporcionar.
Imagine que uma loja virtual de roupas quer implementar um chatbot para auxiliar no atendimento aos clientes. Qual é o perfil do público que mais acessa a loja? E as dúvidas mais comuns? Quais foram os desafios do atendimento até agora?
O levantamento dessas informações vai orientar não só a linguagem usada, mas também o design do chat e a experiência do usuário (UX). Depois dos requisitos, é muito importante o trabalho dos designers e dos especialistas em UX para definir, com os programadores, um fluxo de conversa e elementos visuais, como cores, ícones, fontes e traços possíveis para o software.
Depois, as etapas de arquitetura e desenvolvimento vão pensar nos detalhes técnicos e fazer a escolha da linguagem de programação que vai operar o sistema. As linguagens Python, Java e JavaScript geralmente são as escolhidas para esse objetivo.
Existem também ferramentas de grandes empresas que são voltadas para desenvolvimento de chatbots, tais quais o Microsoft Bot Framework, Assistente IBM Watson e Dialogflow da Google. Antes do lançamento do assistente virtual, vêm as etapas de teste e monitoramento para verificar o funcionamento do programa na prática.
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