Artesãos e manualistas que procuram profissionalizar e formalizar seu trabalho podem contar com o apoio do Mãos e Mentes Paulistas. O projeto, que nasceu em 2018, tem como objetivo o desenvolvimento de negócios no segmento do artesanato que, no contexto do município, abarca a manualidade. Ele conta com duas frentes principais: credenciamento e curso de formação.
Na primeira frente, o credenciamento, qualquer cidadão que crie produtos manuais pode obter a carteira oficial de artesanato mediante um teste de habilidade. Ao obter o documento, o profissional sai da informalidade e passa a ter um registro da prefeitura que dá acesso gratuito a espaços de vendas em lugares públicos e de parceiros.
Na segunda frente, os profissionais fazem um curso com duração de sete semanas e conteúdo que passa pelos seguintes temas:
- modelagem de negócio;
- planejamento de futuro;
- presença digital;
- planejamento de coleção;
- planejamento financeiro;
- formalização;
- segurança do trabalho e comercialização.
O curso é on-line e gratuito e, para participar, basta fazer a inscrição no prazo estabelecido.
Depois dessa etapa, os artesãos e manualistas contam com uma complementação prática na comercialização de seus produtos, e isso acontece nos quiosques e lojas oficiais do Mãos e Mentes Paulistas localizados no Shopping Center Norte, Shopping Itaquera, Shopping Center 3 e Mercadão das Flores. Esses espaços ficam disponíveis por três meses.
Além de concluir o curso, os artesãos e manualistas devem se regularizar como microempreendedor individual (MEI). O projeto incentiva esse tipo de formalização visando aos benefícios que os profissionais obtêm com ela, como os oferecidos pelo INSS e a possibilidade de vender para empresas, pois poderão emitir nota fiscal.
Para saber mais sobre o credenciamento e a abertura da próxima turma do curso, clique aqui.
Comentários