O setor de eventos promove a realização de shows, eventos esportivos, eventos corporativos, festivais, entre outros acontecimentos que podem ser voltados para o lazer ou para o desenvolvimento profissional e acadêmico.
Como já falamos em outras postagens aqui do portal, fazer um evento demanda bastante organização e trabalho de diversos profissionais especializados, passando por questões estruturais, logísticas, de comunicação e de produção. Por ser uma área tão rica em competências e renda, não faltam motivos para começar a trabalhar com eventos: vamos descobrir quais são?
Eventos movimentam a economia
Segundo o IBGE, o setor de eventos de cultura e entretenimento cresceu 46,6% no país entre janeiro e outubro de 2023, taxa consideravelmente maior do que em relação a outros setores importantes da economia. A cidade de São Paulo teve um papel importante nesse crescimento, recebendo acontecimentos de grande porte, como os GPs de fórmula 1, festivais de música e shows internacionais.
Além disso, São Paulo também é palco de eventos corporativos voltados para a geração de negócios: feiras, congressos, simpósios, entre outros. Juntando os dois segmentos, cerca de 34,6 milhões de pessoas participaram de eventos na capital paulista ao longo do primeiro semestre de 2024, número que inclui um alto volume de turistas. Os dados são do Núcleo de Informação e Pesquisa do São Paulo Convention & Visitors Bureau.
Diferentes competências envolvidas
A organização de um evento envolve muitas áreas do conhecimento com competências diversas. Por isso, esse tipo de trabalho é uma oportunidade de aprender mais não só sobre o seu campo de atuação profissional, mas também sobre como se organizam e atuam todos os setores que participam da produção.
É um trabalho dinâmico
Se em um momento o trabalho pode direcionar você para um acontecimento esportivo ou cultural, em outro pode lhe dar a chance de trabalhar em eventos corporativos e até acadêmicos. Ou seja, o trabalho em eventos é dinâmico e cada experiência envolve um perfil de público diferente, assim como um perfil único de organização.
Oportunidade de networking
Como dissemos antes, eventos envolvem um número grande de pessoas das mais variadas áreas, por isso, são também uma oportunidade de fazer networking! Fazer contato com outros profissionais é uma das maneiras de ampliar as possibilidades de trabalho e empreendedorismo: buscar referências, dicas de qualificação e indicações de emprego são alguns dos benefícios de fortalecer a sua rede de contato.
Aliás, sabia que o portal Cate tem um curso só para falar do trabalho em eventos? O curso Trabalhando com Eventos tem sete horas de carga horária e você pode acessá-lo clicando aqui.
gostaria sabe mais