Conheça os principais tipos de cobertura de bolo
24 de junho de 2022
A imagem é uma foto. Em uma cozinha, uma pessoa de avental branco despeja uma cobertura de chocolate em cima de um bolo.

DICA | Conheça os principais tipos de cobertura de bolo

Bolo bom é aquele que começamos a comer com os olhos. Ou seja,  que surpreende desde a aparência até a última mordida. Por isso, a qualidade da cobertura e o acabamento dado são tão importantes e ajudam a valorizar o preço e o trabalho de quem faz.

Outra coisa que ajuda quem trabalha com confeitaria a ganhar mais clientes e a gerar mais renda é a versatilidade. Por exemplo, saber fazer coberturas com técnicas variadas, agradando públicos diferentes.

Por isso, apresentamos a seguir algumas das coberturas mais usadas na  confeitaria, com algumas curiosidades e informações sobre elas. Confira:

Pasta americana

PRINCIPAL USO

O tipo de cobertura mais usado quando o assunto é decoração artística. É possível fazer personagens, detalhes ou mesmo cobrir o bolo inteiro com pasta americana. Ela também é muito utilizada para enfeitar cupcakes e biscoitos.

IMPORTANTE

A pasta americana não pode ir à geladeira e requer bastante treino para aprender abrir e manter a textura da massa bem lisa.

• Gelatina incolor
  • Manteiga
  • Mel ou glucose de milho
  • Essência de amêndoas ou outra de sua preferência
  • Açúcar impalpável
  • Corante alimentício em gel (para colorir)
Buttercream

PRINCIPAL USO

Buttercream quer dizer creme de manteiga. Como o nome já indica, a manteiga é o que dá a textura para esse creme. Além de delicioso, ele é fácil de fazer, aplicar e deixar a cobertura reta e lisinha para decorar.

IMPORTANTE

Existem vários tipos de buttercream, porém o mais resistente e mais adaptado ao paladar brasileiro é o feito à base de merengue suíço. Depois de pronto, é possível saborizar o creme de diferentes maneiras: com suco de frutas, chocolate, café, bebidas alcoólicas etc.

• Claras de ovos
  • Açúcar
  • Manteiga
  • Essência de baunilha ou outra de sua preferência
Ganache

PRINCIPAL USO

Ganache é a mistura de chocolate com algum líquido, que pode ser água, creme de leite, polpa de fruta etc. A princípio, pode parecer simples, mas para fazer uma boa cobertura de ganache é preciso prestar atenção nas proporções e na quantidade de cacau que o chocolate utilizado tem. Quanto mais sólidos de cacau tem o chocolate, mais líquido e gordura será preciso para chegar ao ponto correto.

IMPORTANTE

Sempre dá para salvar o ganache! Se a mistura ficou muito líquida, é só derreter mais chocolate e adicionar. Se ficou muito grossa, é só colocar mais líquido. Lembrando que o mais tradicional é fazer a mistura com creme de leite.

• Chocolate
  • Creme de leite
Chantili

PRINCIPAL USO

Bem conhecido dos brasileiros, o chantili é perfeito para bolos recheados de frutas. Vai só dois ingredientes, açúcar e creme de leite fresco, que, quando batidos na batedeira, ficam bem firmes.

IMPORTANTE

Para chegar no ponto de chantili, é preciso bastante gordura, por isso, o ideal é usar o creme de leite fresco com 30% de gordura e ele precisa estar gelado.

• Açúcar
  • Creme de leite fresco

Se você tem vontade de aprimorar seus conhecimentos na área de gastronomia, fique de olho no programa Cozinha Escola para saber mais sobre a programação de cursos. Aqui no portal Cate, você também encontra o curso online e gratuito de Confeitaria Básica.

[Total: 3    Média: 4.7/5]