O Cate - Inspiração DICA | As embalagens recomendadas para comida delivery​
Na imagem temos dois homens usando bonés e máscaras na cozinha de um restaurante. Um dele fala ao telefone enquanto o outro coloca embalagens de papel de comida dentro de uma sacola kraft. No primeiro plano, também estão outras embalagens de plástico com comida dentro.

DICA | As embalagens recomendadas para comida delivery

Já foi o tempo em que delivery era pedir uma pizza de sexta-feira. Com a chegada dos aplicativos de entrega e a oferta de restaurantes que entraram para esse modelo de negócio, é possível receber os mais variados tipos de comida, em qualquer refeição do dia.

Com as pessoas ficando mais em casa durante a pandemia de coronavírus, as entregas se tornaram ainda mais corriqueiras na vida do brasileiro. Segundo pesquisa realizada pela Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, os gastos com os aplicativos cresceram cerca de 100% só no primeiro semestre de 2020.

Do lado do empreendedor, com o aumento da demanda surgiu a necessidade de encontrar soluções em embalagens para que os produtos cheguem ao destino com a melhor qualidade. E, quando falamos de comida, é preciso prever como manter a temperatura ideal entre a produção e a entrega, qual o tipo de transporte, uma boa apresentação, facilitar o consumo e causar menos impacto no meio ambiente.

Para ajudar nessa decisão, o portal Cate listou os prós e os contras dos tipos de embalagens mais utilizadas nas entregas. Confira:

A embalagem de isopor é um clássico da famosa marmitex. Sua principal vantagem é manter a temperatura dos alimentos (quentes e frios) por até uma hora, sendo ideal para bebidas, sorvetes e açaí. Além disso, quando sem resíduos, pode ser reciclada.

Se o isopor for poroso e absorver resíduos, ele não pode ser reciclado e deve ser descartado no lixo orgânico. Outro problema desse tipo de embalagem é que, se ele não for bem lacrado com algum tipo de fita adesiva, ele pode abrir facilmente durante o transporte.

Outro clássico da cozinha popular, as embalagens de alumínio também servem para as comidas congeladas, indo do freezer ao forno. Também podem ser recicladas.

Conservam a temperatura do alimento por cerca de 30 minutos; então, não são recomendadas para ser entregues em grandes distâncias. Geralmente não contam com divisórias, o que compromete a apresentação do prato.

As embalagens de plástico também são ótimas para a comida congelada, já que vão ao micro-ondas. Além de serem recicláveis, elas também podem ser reaproveitadas em casa para guardar alimentos.

Mesmo sendo reciclável, o plástico causa muitos danos ao meio ambiente se não for descartado corretamente. Esse tipo de material vem sendo banido do setor, com alguns Estados proibindo o uso de canudos e talheres de plástico em restaurantes.

A embalagem de papel é a grande campeã nesse quesito. É impermeável, garante uma boa apresentação do prato, é facilmente customizável para a identidade visual do restaurante, além de ser reciclável e mais sustentável.

Mais cara que as demais opções.

[Total: 15    Média: 4.6/5]