O Cate - DICA I Programa de fidelidade para negócios de alimentação
16 de abril de 2024
A imagem é uma foto. Marmitas de comida, dentro de embalagens plásticas, estão organizadas em pilhas.

DICA I Programa de fidelidade para negócios de alimentação

Sabe quando pedem o seu CPF no supermercado ou na farmácia para conferir as ofertas exclusivas para você? Esse tipo de abordagem diz respeito ao programa de fidelidade de determinado estabelecimento. Programas de fidelidade tem como objetivo criar um senso de lealdade e conexão entre cliente e empresa, fidelizando o consumidor por meio de vantagens e incentivando o seu retorno.  

Mas não precisa ser uma grande rede de varejo para se beneficiar da estratégia, microempreendedores que operam em setores competitivos, como a venda de marmitas, também podem criar programas de fidelidade para manter e expandir sua base de clientes. 

São muitos os benefícios que um programa desse proporciona, um deles é a capacidade de reter clientes. Ou seja, por meio de uma recompensa (que pode ser uma marmita grátis) o consumidor é estimulado a fazer compras seguidas, retornando à empresa para consegui-la.   

Outro ponto interessante é a noção de criação de comunidade. Ao oferecer benefícios exclusivos para quem quer fazer parte de um programa de fidelidade, os empreendedores passam a conhecer mais sobre a preferência de seus clientes, criando oportunidades que os conectam. Com isso, os clientes passam a defender e indicar a empresa para outras pessoas. 

E aí, se interessou pela estratégia? Então confira algumas dicas de como montar um programa de fidelidade para o seu negócio:  

  1. Defina objetivos claros: O que você quer com o programa de fidelidade? Aumentar a frequência de compra? O ticket médio? Expandir a carteira de clientes? Definir um objetivo vai ajudar a pensar as recompensas e interações com o cliente.
  2. Crie um sistema de recompensas: determine que tipo de recompensas ou benefícios serão oferecidos aos clientes. Isso pode incluir descontos, brindes, pratos exclusivos, dois por um, produtos grátis etc.
  3. Divulgue: para que o programa seja conhecido e as pessoas se interessem em fazer parte dele, capriche na divulgação. Crie um nome atraente e faça comunicação no boca a boca, nas mídias sociais, por e-mail e materiais promocionais. 
  4. Mensure e ajuste: acompanhe regularmente o desempenho do seu programa de fidelidade e faça ajustes conforme necessário. Esteja aberto a feedback dos clientes e esteja disposto a adaptar o programa para atender às suas necessidades e expectativas.

Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários! 

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