Com o fim de ano chegando, a preparação das celebrações e a busca por presentes de Natal agitam setores muito importantes do mercado, como o varejo de roupas, o de artesanato e o de alimentos. O clima de festa também contagia o público, que logo começa a se organizar para reunir a família e aproveitar o feriado.
Para quem possui um pequeno negócio, o Natal pode ser uma ótima oportunidade de impulsionar as vendas e trazer mais renda para o caixa da empresa. Alguns pontos como propaganda, atendimento ao cliente e organização do estoque vão fazer a diferença nesse momento! Fique ligado nas dicas que separamos para potencializar as vendas no Natal:
Preparando o seu estoque
Se você já teve experiências passadas com o seu negócio em épocas de Natal, vale muito a pena buscar esses registros para se preparar para as vendas. Algum dos seus produtos costuma obter destaque nessa época do ano? A quantidade de itens será suficiente para atender todos os clientes? E se um produto está parado no estoque há muito tempo, que tal pensar em uma promoção para garantir que essa venda aconteça logo?
Essas perguntas vão servir de base para você decidir se é necessário ir às compras ou não antes do Natal. Lembrando que estamos em pleno verão e, portanto, itens sazonais como roupas de banho, cosméticos para praia, além das bebidas e pratos refrescantes ganham maior atenção do público! O portal Cate conta com uma dica sobre como organizar o seu estoque, veja aqui.
Comunicação personalizada
Como dissemos anteriormente, o clima de Natal é super contagiante e pode ser utilizado na hora de divulgar o seu serviço. Caso você esteja pensando em fazer um cartão ou panfleto, adicione elementos visuais que tenham relação com a data: isso ajuda a cativar possíveis clientes.
Caso esteja mantendo contato com clientes pelas redes sociais, os emojis são uma ferramenta indispensável para dar esse clima natalino na divulgação! Árvores de Natal, Papai Noel, presentes e detalhes dourados remetem imediatamente à data que está se aproximando e ajudam a construir uma identidade visual sólida. Se quiser dar um ar mais profissional para os seus itens de divulgação, confira a dica no portal Cate sobre como construir os elementos visuais da sua empresa (clique aqui para conferir).
Reviva a lista de contatos
Sabe aquele cliente que não aparece há um tempo ou, então, aquele que você já tentou contato, mas não chegou a concluir a venda? Agora que o Natal está próximo, pode ser que ele esteja buscando um prato bem legal para levar na ceia ou um presente para alguém da família. Nessa época, muitas pessoas recebem o 13º salário, o que aumenta o poder de compra.
Utilizando uma comunicação personalizada, como a que citamos no item acima, a probabilidade de concretizar a venda com a sua lista de contatos é maior nesse período. Assim, procure os contatos relevantes no WhatsApp, Instagram e Facebook e trabalhe em mensagens de divulgação. A nossa dica de “Como responder os seus clientes nas redes sociais” (clique aqui) pode ajudá-lo a construir mensagens voltadas para as redes sociais.
Promoções e brindes são diferenciais!
Já que o mercado está mais agitado na época de Natal, propor uma promoção especial ou um brinde são diferenciais que o colocam em destaque. A decoração também importa muito nesse momento e vale a pena investir em embalagens decoradas para o seu produto, que podem até servir de “brinde” na hora da venda!
Outra possibilidade é oferecer descontos no pagamento à vista, o que aumenta o fluxo de caixa da sua empresa, desde que faça sentido financeiramente. Além disso, promoções bem pensadas são ponto-chave para se destacar em relação à concorrência, concretizar mais vendas e queimar o estoque que está parado. O portal já deu dicas de como saber o melhor momento para fazer uma barganha: “Promoção: quando fazer?” (clique aqui e acesse)!
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