O Cate - Inspiração DICA | Entenda o que é identidade visual e como aplicá-la nas redes sociais
5 de janeiro de 2022
A imagem é uma foto. O foco está em uma mesa branca, onde uma mulher utiliza um tablet com o auxílio de um lápis digital. Ela está de frente para a foto, vestindo uma camiseta comprida na cor marrom e um jaleco na cor azul. Seu rosto não aparece. Na tela do aparelho, há uma paleta de cores

DICA | Entenda o que é identidade visual e como aplicá-la nas redes sociais

Saber o que é identidade visual e como aplicá-la no seu negócio ajuda não apenas a divulgar os seus produtos ou serviços, mas a criar com os clientes uma história para a marca, atraindo pessoas que se identificam com ela e fidelizando o público que você já tem. E o melhor é que toda empresa, de qualquer área de atuação, pode ter uma identidade visual.

O mais importante é que ela consiga expressar quais são os valores e propósitos da marca, além de a diferenciar dos concorrentes de maneira fácil e marcante aos olhos do cliente. Quer entender melhor tudo isso? Confira:

O que é a identidade visual?

A identidade visual são todos os elementos visuais que uma marca pode apresentar ao público. Isso inclui:

  • logotipo;
  • cores;
  • texturas;
  • fonte das letras;
  • ilustrações;
  • ícones.

A escolha de cada um desses elementos deve ser feita de acordo com a mensagem que a empresa quer passar. Para isso, é preciso refletir: quais são os objetivos do serviço ou produto que está sendo oferecido?

Se você está empreendendo no ramo de alimentação, por exemplo, o objetivo é vender uma refeição para ocasiões especiais ou uma comida prática, feita para a correria do dia a dia? Se estivermos falando da área de moda, as vendas estão voltadas para o conforto das peças casuais ou tem uma pegada mais corporativa, para usar no trabalho?

Quem faz identidade visual?

O profissional especialista em criar identidade visual é o Designer Gráfico. Por mais que exista curso superior, não é preciso ser formado para trabalhar na área. Habilidades como escutar o cliente, criatividade, saber traduzir palavras em imagens e noção de composição estética já são um bom começo para quem deseja colocar a mão na massa.

Identidade visual na prática

A identidade visual de uma empresa pode ser aplicada em:

  • páginas nas redes sociais;
  • folhetos;
  • cartões de visita;
  • embalagens;
  • anúncios;
  • brindes.

Para os microempreendedores que encontram nas redes sociais o principal ponto de contato com seu público, ter uma identidade visual consistente é muito importante. O visual dos posts costuma chamar muita atenção e atrair vários novos seguidores para acompanhar a página.

Uma página com identidade coerente passa mais credibilidade e, ao mesmo tempo, dá ao usuário a sensação de que ali existe empenho e qualidade na construção da marca. Veja algumas dicas que vão ajudar nessa composição virtual:

1. Procure referências

Buscar referências é um caminho importante para qualquer processo criativo. Visualmente, como são as páginas de outras empresas do ramo? Quais são os casos de sucesso na sua área de atuação? As referências servem para compreender melhor o mercado em que você está inserido e ganhar inspiração para construir o seu próprio trabalho de identidade visual!

2. Dê atenção a todas as páginas que administrar

Se você utiliza mais de uma rede social, é importante que elas tenham uma identidade visual coerente. Ainda que algumas mudanças possam acontecer de acordo com cada plataforma, o caminho é manter o padrão visual (cores, símbolos e texturas), só que adaptado a cada formato. Um exemplo dessa diferença de formato é a foto de capa no Facebook que não existe no Instagram.

3. Entenda quem é o seu público-alvo

O público-alvo é uma definição geral de quem mais pode ser impactado pelo seu conteúdo, produto ou serviço. Ele é composto por características como gênero, idade, hábitos, profissão etc. Esses aspectos devem ser levados em conta na hora de pensar a identidade visual que será colocada nas publicações. Clique aqui para ler mais sobre identidade visual.

4. Fique de olho no engajamento

As curtidas, os compartilhamentos e os comentários de um post são importantes sinais do que chamamos de engajamento. Eles não são as únicas formas de medir isso, mas nos permitem tirar conclusões iniciais: a publicação repercutiu? Houve a intenção por parte dos seguidores de compartilhar o conteúdo (marcar amigos, compartilhar no perfil pessoal etc.)? Se uma publicação gerou maior engajamento do público, é provável que a arte utilizada tenha chamado a atenção.

Agora que você já entendeu a importância da identidade visual, compartilhe esse conhecimento com seu círculo de amigos e dê o seu feedback nos comentários: sua opinião é muito importante para nós!

Ah, e para complementar o aprendizado, o portal Cate possui um conteúdo de dicas para vender no Instagram: Clique aqui para conferir. 

[Total: 8    Média: 3.8/5]

20
Comentários

12 Comment threads
8 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
13 Comment authors
Maria de Jesus Gama PintoPortal CateErenice Lemes De AlmeidaSilvia helna lima GondimPaula Borges Recent comment authors
newest oldest
Luzinete Rodrigues Santana
Membro
Luzinete Rodrigues Santana

Grata pelas dicas!

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, tudo bem? Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!

maria aparecida silva
Membro
maria aparecida silva

A pagina de vocês é muito ruim, pessoal começa a fazer os cursos, e depois quando tenta entrar novamente, da muitas voltas e não consegue chegar ao ponto de inicio da aula novamente. O caminho que vocês indicam não funciona.

Jessica Bianca de Souza
Membro
Jessica Bianca de Souza

Gostei muito das dicas

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Jessica! Agradecemos muito seu comentário, estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de vocês aqui no portal. Abraço!

Mike de souza lima
Membro
Mike de souza lima

Boas dicas

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, tudo bem? Ficamos muito felizes em saber que você gostou do conteúdo. Se quiser encontrar mais conteúdos como este, acesse nosso painel de dicas e inspirações: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/dicas-e-inspiracoes/. Abraço!

jessica protazio lima
Membro
jessica protazio lima

O curso é maravilhoso. Aprendo cada dia mais.

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Jessica. Tudo bem? Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!

Avril Mejia
Membro
Avril Mejia

Gostei das dicas, fiquei atenta

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Que bom que gostou das dicas! Estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de vocês aqui no portal. Abraço!

Helmo Lopes Pereira filho
Membro
Helmo Lopes Pereira filho

Obrigada ❤️

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Agradecemos muito o seu comentário! Você pode encontrar outros conteúdos de dicas e inspirações através deste link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/dicas-e-inspiracoes/. Abraço!

Carolina da Silva Almeida
Membro
Carolina da Silva Almeida

Muito boa as dicas

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Carolina. Agradecemos muito o comentário, seu feedback é importantíssimo para nós! Você pode encontrar outros conteúdos na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Paula Borges
Membro
Paula Borges

muito bom

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Paula! Agradecemos muito o seu comentário, estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de vocês aqui no portal. Para conferir outros conteúdos na área de gestão, empreendedorismo e trabalho em https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

Silvia helena lima Gondim
Membro
Silvia helena lima Gondim

Showww. Muito esclarecedor. Sugestao . Se vcs tiverem um curso viltado à isso, poderiam disponibilizar pra gente

Erenice Lemes De Almeida
Membro
Erenice Lemes De Almeida

Eu estou adorando esse esse curso

Maria de Jesus Gama Pinto
Membro
Maria de Jesus Gama Pinto

Saber o que quer fazer e para quem quer fazer é fundamental,nem sempre o que está´na moda ou na mídia é com oque você se identifica e vai te realizar como profissional. (faça a quilo que você gosta. Cuidado que o engajamento nas redes sociais podem ser positivos e ngavitos.

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Entenda o que é Idadismo, o mal que afeta pessoas 50+ na busca de novas oportunidades ...
Topo
0