O Cate - Inspiração DICA | Conheça ferramentas de gestão para a sobrevivência dos negócios

Conheça ferramentas de gestão para a sobrevivência dos negócios

Como se reinventar e reorganizar os negócios no período de crise? Venda direta, campanha nas redes sociais e revisão do estoque são dicas para gerar receita.  

Rafael Catolé Demetrio, da startup ProCompra, foi convidado pela Ade Sampa para falar de técnicas e ferramentas  que vão auxiliar o  empreendedor adotar formas simples e rápidas de gestão e atravessar este momento da melhor maneira possível. 

Confira algumas estratégias apontadas pelo administrador: 

#1 Produto pronto é dinheiro parado. Veja tudo o que tem no estoque e tome iniciativas para alavancar o caixa e livrar a empresa do que está parado. Se trabalha com itens perecíveis, separe os que têm prazo de validade mais curto e ofereça esses produtos com desconto.  

#2 Avalie que dívidas você pode pagar. É importante saber quem são os fornecedores estratégicos e dar prioridade para pagar primeiro aqueles mais essenciais para o seu negócioaquele indispensável para fazer seu produto ou ter o seu diferencial. Com os outros, você deve negociar e não pagar agora. 

#3 Canais digitais e venda diretaÉ hora de colocar sua marca em evidência e encontrar outros meios como o Marketplace e o Mercado Livre para gerar receita. Vale a pena se cadastrar em todas as plataformas digitais de venda e oferecer seus produtos e serviços. Embora tenham uma taxa (de 15% a 30%), esse é mais um canal para melhorar o caixa. 

Você também pode fazer venda direta usando aplicativos de mensagem como WhatsApp ou Telegram, oferecendo descontos e combos especiais, e criar canais no Instagram, Facebook e Youtube para veicular campanhas promocionais. Existem ferramentas gratuitas para montar banners e mandar para o cliente. 

Se ainda não faz entregas, pode atuar no entorno do seu bairro. Comunique aos clientes que está fazendo delivery crie uma conta com o nome da sua empresa.  

#4 Reorganizar o negócio. Se você sempre trabalhou de portas abertasvai precisar se reinventar e usar novos recursos de venda. Criar ações na comunidade é uma estratégia. Um restaurante, por exemplo, pode adotar cartões de fidelidade e oferecer vale-desconto. O garçopode ajudar a montar pratos na cozinha ou atender os pedidos por telefone. Em uma loja é possível aproveitar os vendedores que estão parados para telefonar para os clientes ou vender pelo WhatsApp 

Para saber mais assista ao vídeo: 

https://www.facebook.com/adesampaoficial/videos/522143818720846/ 

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