O Cate - Inspiração DICA | Como a sua ideia pode virar um negócio
18 de maio de 2021
A imagem é uma foto. Em um quarto, que também é escritório, uma mulher negra, de tranças e camisa florida de mangas longas, está sentada em uma cadeira, segurando uma caneta marca-texto e olhando para a câmera. Em frente a ela está uma mesa de madeira, com um notebook aberto, um abajur e outros materiais, como canetas e papéis coloridos.

DICA | Como a sua ideia pode virar um negócio

Seja por necessidade ou por desejo, para empreender é fundamental ter uma boa ideia e conseguir tirá-la do papel. Para um povo criativo como o brasileiro, boas ideias não são um problema, mas ter um plano de ação para transformá-las em negócio requer esforços a mais. 

Segundo levantamento feito em 2019, pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), cerca de 52 milhões de brasileiros tem seus próprios negócios. Desses, aponta o Sebrae, 9.031 milhões estão na categoria de microempreendedores individuais (MEIs). 

A pesquisa da GEM ainda revela que 23,3% dos empreendedores estão em fase inicial e que desses, 88% recorreram a esse modelo por acharem que os empregos formais estão escassos. Em um contexto de pandemia e crise econômica, a tendência é que o número de microempreendedores aumente ainda mais. 

Para começar a empreender

Tornar-se um empreendedor começa muito antes de ter uma empresa aberta. Depois da ideia é preciso entender se vão se interessar por ela. Faça uma pesquisa boca a boca com as pessoas de sua convivência e perceba se elas comprariam o produto ou o serviço que você pretende oferecer. Isso é fundamental para entender se existe demanda para o seu negócio.

Em seguida, tente encontrar qual é o maior diferencial que a sua ideia tem. Se é estético, se é pela inovação, se é pelo preço, se ela resolve um problema, se ela é personalizada. Esse aspecto vai ajudar a criar um valor em cima do produto/serviço e deve ser bastante explorado na comunicação.  

Engana-se quem acha que só se começa a vender depois de todo o negócio montado. Ainda nessa fase de teste é possível fazer um “piloto” da sua ideia, produzindo pequenas quantidades e oferecendo seu produto/serviço em uma área reduzida. Com isso é possível, na prática, conhecer os valores de investimento, o tempo de trabalho gasto, a logística de venda, além do volume da clientela.

Se até aqui tudo saiu bem, aí sim é hora de estruturar seu plano de negócio e colocar a empresa na rua. Para conhecer de maneira mais aprofundada esse passo a passo, faça a sua inscrição no curso “Como sua ideia pode virar um negócio”, disponível gratuitamente aqui no portal Cate. Você vai passar por uma jornada de formação, vai obter certificado e ainda contar com material complementar para pesquisa. E aí, vamos tirar a sua ideia do papel? É só clicar aqui. 

[Total: 23    Média: 4.5/5]

6
Comentários

4 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Dilma dos Santos NeresPortal CateBenedita Priscila de oliveirajoelma dos santos munizEmily Viturine Recent comment authors
newest oldest
Emily Viturine
Membro
Emily Viturine

É bom demais ter um portal que auxilia o estudante para empreender.

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Emily! Agradecemos muito o comentário. Todo nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Para encontrar mais conteúdos na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Abraço!

joelma dos santos muniz
Membro
joelma dos santos muniz

muito bom as dicas gostaria muito de trabalhar pr mim eu so presiso de aprender mas como adriministra o meu negocio

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Joelma. Para encontrar cursos e dicas sobre a área, sugerimos que navegue pelo eixo de gestão, empreendedorismo e trabalho do portal Cate: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Quando encontrar algum curso que seja do seu interesse, clique em “ACESSE” para fazer a sua inscrição. Continuamos à disposição. Abraços.

Benedita Priscila de oliveira
Membro
Benedita Priscila de oliveira

Legal estás ideia

Dilma dos Santos Neres
Membro
Dilma dos Santos Neres

Empreender e Saber caminham juntos.

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0