O Cate - Curso Dica | Criatividade e Empreendedorismo
13 de outubro de 2022
A imagem é uma animação. Em um fundo amarelo, um cérebro azul, com pés e mãos, levanta um peso de academia.

Dica | Criatividade e Empreendedorismo

A criatividade é uma habilidade socioemocional cada vez mais importante para o mercado de trabalho. As empresas procuram profissionais que saibam dar soluções criativas para seus problemas, enquanto os empreendedores buscam ideias de negócios que se diferenciem das demais.
A criatividade, portanto, está ligada não apenas às manifestações artísticas, mas também à capacidade que uma pessoa tem de transformar um ambiente ou uma situação, conforme as necessidades postas.

E se engana quem pensa que a criatividade é um dom divino, para poucos. Nada disso, ela é mais parecida com um músculo que precisa ser exercitado para se desenvolver. Por isso, o portal Cate preparou algumas dicas de como estimular a criatividade com foco no trabalho. Confira:

Só conhecendo a estrutura é possível mudá-la. Por exemplo, se você trabalha em uma empresa de entregas e o preço da gasolina está impedindo que o serviço seja feito com a mesma qualidade de antes, é preciso ter uma visão de dentro para propor uma ideia inovadora. Ou seja, é necessário estudar o mercado de entregas, saber como os concorrentes trabalham, como o serviço é feito em outros países e conhecer as novidades da área para buscar soluções que dialoguem tanto com a empresa quanto com o tipo de cliente que ela atende.

A curiosidade é fundamental para a criatividade. As perguntas ampliam a percepção de determinada coisa e ajuda a entender mais a necessidade de criar um novo produto ou serviço, por exemplo. Ao se interessar mais pelo problema, em vez de ter pressa pela solução, saídas óbvias ou pouco inovadoras são evitadas.

Errar faz parte do processo criativo. Os erros ensinam a fazer diferente e, com isso, a chegar a melhores soluções. O medo do erro, de ser julgado por errar, inibe que novas ideias surjam, que sejam compartilhadas e colocadas em práticas. Erro e criatividade andam lado a lado.

Fazer o que dá prazer, e isso inclui não fazer nada, é ótimo para esvaziar a mente. Quem só pensa em trabalho e não tem tempo para descansar, dificilmente conseguirá ter olhos atentos para o que acontece ao seu redor, se inspirar e ter boas ideias.

Já tem uma ideia e quer tirá-la do papel? Faça o curso Como sua ideia pode virar um negócio, disponível on-line e gratuitamente no portal Cate.

[Total: 3    Média: 5/5]

10
Comentários

5 Comment threads
5 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
Stênio Robson Gomes Lopes RochaRYAN BRYAN SOARES DE SOUZAJoyce SouzaPortal CateTalita sabino Silva Recent comment authors
newest oldest
Graziele Fer Lyra de Souza
Membro
Graziele Fer Lyra de Souza

Como se inscrever??

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Graziele. Essa é apenas uma dica para vocês conhecerem melhor as possibilidades do mercado. Mas o portal Cate oferece o curso ‘Como sua ideia pode virar um negócio’, que pode ser acessado no link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/como-sua-ideia-pode-virar-um-negocio/. Quando a página carregar, clique em “ACESSE” e, depois, em “INSCREVA-ME” para encontrar os conteúdos de aprendizado. Continuamos à disposição. Abraços.

Margarete Santos da paixão
Membro
Margarete Santos da paixão

EU TAMBÉM QUERO MIM ESCREVER NESSE CURSO

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Margarete. Essa é apenas uma dica para vocês conhecerem melhor as possibilidades do mercado. Mas o portal Cate oferece o curso ‘Como sua ideia pode virar um negócio’, que pode ser acessado no link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/como-sua-ideia-pode-virar-um-negocio/. Quando a página carregar, clique em “ACESSE” e, depois, em “INSCREVA-ME” para encontrar os conteúdos de aprendizado. Continuamos à disposição. Abraços.

RYAN BRYAN SOARES DE SOUZA
Membro
RYAN BRYAN SOARES DE SOUZA

boah

Talita sabino Silva
Membro
Talita sabino Silva

Precisa abrir cursos novos com certificado

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Talita. Agradecemos por compartilhar a sua consideração e a levaremos em conta daqui para frente. Lembrando que para encontrar todos os cursos do portal, você pode acessar o link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/. Continuamos à disposição. Abraço.

RYAN BRYAN SOARES DE SOUZA
Membro
RYAN BRYAN SOARES DE SOUZA

boah

Joyce Souza
Membro
Joyce Souza

Muito obrigada

Stênio Robson Gomes Lopes Rocha
Membro
Stênio Robson Gomes Lopes Rocha

MUITO BOA

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0