O Cate - DICA | Eletricista: profissão indispensável para a sociedade
29 de julho de 2024
A imagem é uma foto. No foco da imagem, vemos duas mãos usando luvas pretas e segurando um conjunto de fios com as pontas desencapadas. Os fios têm cores diferentes, entre elas azul, branco, vermelho e laranja. A pessoa usa camiseta amarela e calça cinza. Não é possível ver o seu rosto.

DICA | Eletricista: profissão indispensável para a sociedade

Se há uma especialidade que todas as casas e estabelecimentos vão precisar em algum momento, essa especialidade é a de elétrica. Afinal, em uma sociedade em que a energia é tão importante, não podem faltar profissionais voltados a manter os sistemas que fornecem eletricidade para nós! Vamos entender o que faz um eletricista?

Os eletricistas podem prestar seus serviços tanto para imóveis residenciais quanto para imóveis empresariais. Os pequenos e grandes negócios sempre vão precisar do serviço, mas, para alguns casos, são necessários conhecimentos específicos, como elétrica industrial e elétrica em máquinas agrícolas.

O pontapé é se qualificar, por meio de cursos técnicos e profissionalizantes, em alguma das áreas mais importantes: elétrica residencial, comercial ou industrial. Outras especializações, como telecomunicações e hardware, vão ser muito bem-vindas, ampliando o seu campo de atuação. Aliás, sabia que o Cate oferece um curso introdutório de elétrica? clique aqui para acessar!

Para quem vai começar a prestar os serviços de eletricista, é ideal ter o conjunto certo de ferramentas, que inclui: kit de chaves com isolamento elétrico, multímetro, furadeira, cortador e descascador de fios, indicador de tensão, ferro de solda e os equipamentos de proteção individual (EPIs).

Entre os serviços prestados por eletricistas, podemos destacar: instalação e reparo de fiação, planejamento e execução do sistema de iluminação, manutenção de painel elétrico, troca de tomadas e disjuntores e o serviço de aterramento!

Um dos itens mais importantes para a segurança do eletricista são as luvas isolantes, produzidas com uma borracha que bloqueia descargas elétricas. Tenha em mãos também as suas botinas para eletricista e um capacete de segurança classe B, indicado para risco de choques elétricos. Manga isolante, protetor facial e óculos de proteção também devem estar entre os seus equipamentos.

Os eletricistas prestadores de serviços devem se formalizar como Microempreendedores Individuais (MEI), utilizando o Código Nacional de Atividades Econômicas 4321-5/00 – Instalação e manutenção elétrica. Para se formalizar, acesse o site do Descomplica SP (clique aqui) ou ligue para a central telefônica 156 e agende seu atendimento em uma das unidades do Cate.

[Total: 1    Média: 5/5]

2
Comentários

1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Portal CateLeonardo Cardoso dos Santos Recent comment authors
newest oldest
Leonardo Cardoso dos Santos
Membro
Leonardo Cardoso dos Santos

muito bom.

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Leonardo! Agradecemos muito o comentário, seu feedback é importantíssimo para nós. Para encontrar outros conteúdos do portal na área de tecnologia, clique no link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/tecnologia/. Continuamos à disposição. Abraços.

Mais visto

Conteúdos Relacionados

Veja dicas sobre a estrutura e o planejamento de uma hamburgueria e o que você deve ...
Topo
0