Se você chegou nesse artigo significa que você está procurando por dicas específicas para alguns segmentos da área da alimentação. É bem importantes que antes de ler esse conteúdo você acesse o artigo anterior onde damos orientações gerais sobre as boas práticas para bares e restaurantes.
Agora se você já está por dentro dessas orientações gerais, essa é a hora de olhar de maneira individualizada pro seu negócio. Separamos as dicas em três grandes categorias da área de alimentos: pontos fixos de vendas; encomendas e delivery; feirantes, ambulantes, e empreendedores que comercializam na rua.
Olha só quais são as nossas sugestões:
#1 Pontos fixo de venda (bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias com salão)
– Se possível, aumente a ventilação dos ambientes, principalmente da cozinha e do salão. Caso o negócio tenha ar-condicionado, os filtros devem estar limpos e com a manutenção em dia.
– Reduza o número de cadeiras e lugares disponíveis e aumente a distância entre as mesas no salão, mantendo o mínimo de 2 metros entre elas.
– Recomende a todos os clientes que lavem as mãos ao chegar e a sair do estabelecimento.
– Deixe o cardápio sobre as mesas evitando o contato físico entre garçom e cliente.
– Retire sachês e molhos de cima das mesas. Deixe que os clientes solicitem conforme a necessidade.
E pra você superar esse momento, anote estas dicas:
- Se você tiver uma equipe de trabalho, adote horários alternativos para entrada e saída dos funcionários e faça escalas de forma que não estejam todos ao mesmo tempo no local.
– Se perceber a necessidade, estabeleça um horário de funcionamento reduzido, para que você possa controlar melhor os processos, o estoque e cumpra com as exigências de segurança e saúde. De preferência foque em horários que historicamente tem maior procura em seu negócio.
– Se possível, implemente ou aumente a prática da entrega direta por delivery. Aproveite a oportunidade para levar alimentação às pessoas em quarentena e continue vendendo.
- Adote o incentive o consumidor a encomendar e retirar no restaurante “Grab and Go/Pegue e leve”.
Conteúdo cedido pela Aliança Empreendedora. Confira as dicas completas aqui:
otimo
Legal
nossa como as diga de vcs são muito boas !
Curso bom gostei
Curso maravilhoso 😘😘
Muito bom