O Cate - Inspiração DICA | O que fazer para melhorar a situação financeira do seu empreendimento?
16 de abril de 2020

O que fazer para melhorar a situação financeira do seu empreendimento?

novo coronavírus está afetando a vida de todos, mas os pequenos empreendedores estão ainda mais vulneráveis e precisam de soluções para conseguir driblar a crise e tocar os negócios. Como fica o planejamento financeiro com uma queda inesperada no faturamento?  

Confira as estratégias apontadas por especialistas:  

Planejamento financeiro 

Quanto mais cedo agir, mais rápida será a recuperação. É necessário fazer um planejamento financeiro, porque imprevistos acontecem e não apenas em tempo de crise. O pequeno empreendedor precisa se organizar diariamente para reservar dinheiro para emergências. E sempre separar o dinheiro da casa do dinheiro do negócio. 

Se você não se planejou e não tem recursos extras, vai precisar de algum crédito. Não saia pedindo dinheiro emprestado para o vizinho. No momento, as organizações de crédito (ou microcrédito) do mercado estão oferecendo dinheiro com taxas mais baixas.  

Quer um exemplo? O governo de São Paulo, por meio da agência Desenvolve SP, anunciou recentemente a liberação de linhas de crédito para as micro, pequenas e médias empresas, especialmente para os setores de cultura, economia criativa, turismo e comércio. Para saber mais acesse o site: https://www.desenvolvesp.com.br/  

Adaptar o negócio para o digital 

Se você ainda não vende pela internet chegou a hora de pensar nessa estratégia. Veja se o que você faz pode ser adaptado para o on-line. Se não, adote outras maneiras de se aproximar do cliente. Faça atendimento remoto como vendas por telefone, entregas em domicílio, mande mensagem pelo WhatsApp ou use o e-mail marketing (campanha digital para oferecer seus produtos e serviços aos clientes) como ferramenta de vendas. 

Outra alternativa é usar as redes sociais (Facebook e Instagram) para se comunicar com os clientes. Se você ainda não tem um perfil profissional nas mídias sociais, não perca tempo e faça a página da sua empresa. Essa solução é simples e de baixo custo. 

O que tem no estoque? 

Os especialistas recomendam que você olhe para o estoque de maneira inteligente. É possível vender alguma coisa do seu estoque pela internet? Se a resposta for sim, não é hora de deixar esse dinheiro parado. Faça uma campanha promocional focada no perfil de consumo dos seus clientes, tire os produtos da prateleira e melhore a saúde financeira do seu empreendimento.   

Avalie seus custos e negocie com fornecedores 

Mais do que nunca é preciso avaliar a planilha de custos de seu empreendimento e saber quais são as despesas imprescindíveis para tocar os negócios. Quando cai o faturamento, é necessário equilibrar o caixa, reforçando as receitas e dando prioridade aos custos que são realmente fundamentais. Corte ou elimine os itens que não agregam valor real ao cliente neste momento.  

Outra dica: negociar mais prazo com os fornecedores. Se não está fácil cumprir os compromissos, a negociação pode dar fôlego que você precisa para manter em dia os gastos que não podem ser prorrogados. 

Enxergue as oportunidades 

Na opinião do gerente de Relacionamento com o Cliente, Enio Pinto, do Sebrae, quando tudo voltar ao normal, o pequeno empreendedor pode sair mais fortalecido e mais profissionalizado: “No passado, as grandes empresas engoliam as pequenas. Hoje, vemos que são as empresas mais ágeis que superam as mais lentas. Nesse sentido, o pequeno negócio tem mais agilidade e pode se adequar mais rapidamente no contexto de crise”. 

 

Quer saber mais? Veja as dicas completas nos links abaixo. 

https://tinyurl.com/qk2n7rl 

https://tinyurl.com/vgta7cl 

E você pode conferir também essa dica do portal: Empreendedores individuais estão vendendo pela internet 

https://cate.prefeitura.sp.gov.br/inspiracoes/tecnologia-inspiracoes/empreendedores-individuais-estao-vendendo-pela-internet/ 

[Total: 4    Média: 4.3/5]

3
Comentários

1 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Portal CateRosangela Neris da Silva yamanaka Recent comment authors
newest oldest
Rosangela Neris da Silva Yamanaka
Membro
Rosangela Neris da Silva Yamanaka

Um curso muito bom dicas de como se organizar, planejar ate como ter credito gostei

Rosangela Neris da Silva Yamanaka
Membro
Rosangela Neris da Silva Yamanaka

A linha de credito e muito bom mas a maioria nem sabe como fazer

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá Rosangela, tudo bem? Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Um abraço!

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
O programa tem o objetivo de capacitar nano, micro e pequenos empreendedores ...
Topo
0