O Cate - Inspiração DICA | Promoção: quando fazer?
24 de março de 2022
A imagem é uma ilustração. Um braço segura um megafone na frente de um celular. Ao redor estão corações.

DICA | Promoção: quando fazer?

A promoção é um dos recursos mais antigos do comércio. Dos empreendimentos tradicionais aos informais, oferecer condições mais atrativas para os clientes sempre é uma maneira eficaz de aumentar a saída de mercadorias.

É sempre bom lembrar que uma promoção pode ser muito mais do que apenas a redução do valor de um produto. A venda promocional se aplica a qualquer condição diferenciada para a aquisição de algo, e isso pode se dar por meio de brindes, serviços adicionais e frete grátis, entre outras opções.

Por isso, listamos aqui alguns formatos e motivos para fazer uma promoção de acordo com a estratégia e o propósito de seu negócio. Confira:

Queima de estoque

As razões para querer liquidar algum tipo de produto podem ser diversas. A mudança de estações do ano é um marcador para a queima de estoque de coleções de roupas, por exemplo, porque é preciso abrir espaço para as novas peças que condizem com o clima.

Todavia, isso pode se aplicar a diversos tipos de comércio, como o alimentício. Muitas pessoas mantêm um cardápio fixo, mas também oferecem opções de pratos e sobremesas sazonais ou específicas para as datas comemorativas. Nem sempre a saída dessas alternativas temporárias acontece de acordo com o esperado, e aí, para renovar o cardápio, primeiro é necessário oferecer alguma condição mais vantajosa daquilo que ficou “parado”.

Esse tipo de promoção é aconselhável principalmente para quem trabalha com perecíveis, pois é a oportunidade perfeita de evitar perder produtos que estão próximos da data de vencimento.

Aumentar fluxo de caixa

Nem sempre é possível ter uma reserva financeira satisfatória e não terminar o mês com a corda no pescoço. Principalmente no começo de um empreendimento, é comum acabar contando com o dinheiro das vendas de um período determinado para conseguir fechar as contas ou até mesmo comprar mais subsídios.

Infelizmente, algumas vezes, esse fluxo de caixa não é suficiente, e o jeito acaba sendo “improvisar”. Fazer uma promoção que vá diminuir o seu lucro em cima de cada produto, mas que acabe oportunizando a entrada de pagamentos em um espaço mais curto de tempo, pode ser a solução para continuar com o negócio saudável e em atividade.

Atrair novos clientes

Conquistar clientela não é uma tarefa só para empreendedores iniciantes. Na verdade, essa é uma das principais atividades de manutenção de um negócio, e novas campanhas devem ser realizadas periodicamente. As promoções têm se mostrado eficientes em conquistar novos públicos, pois destacam o empreendedor em relação aos concorrentes durante um período, o que traz um fluxo de consumidores novos, que podem se fidelizar à sua loja/serviço.

Gostou? Confira outras dicas sobre planejamento e gestão na área de Gestão, Empreendedorismo e Trabalho.

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