Se você sabe costurar, aprenda a confeccionar e vender máscaras de proteção caseiras. Aproveite o momento de alta demanda como oportunidade de geração de renda.
Por causa da pandemia de Covid-19, confeccionar máscaras de tecido, com ou sem máquina de costura, pode ser uma maneira de ganhar dinheiro extra e atravessar o período de crise com mais tranquilidade.
O Ministério da Saúde vem incentivando a população a fabricar modelos simples de máscaras de proteção. Elas devem ser feitas com camada dupla em algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, além de seguir as medidas corretas para cobrir totalmente a boca e o nariz e ficar bem ajustadas ao rosto, para não deixar espaços nas laterais.
Para fazer essas máscaras, você não precisa de muito material e pode usar sobras de pano que tenha em casa, além de elástico, linha e agulha. Elas podem ser feitas tanto à máquina como à mão, mas usando máquina de costura a produção será maior e você poderá ganhar mais. As máscaras podem ser vendidas para pequenos comércios, como mercados de bairro, perfumarias, farmácias e bancas de jornal, ou pela internet.
Além de confeccionar as máscaras, você deve pensar em como vendê-las. Confira a seguir dicas sobre preço, divulgação e venda.
Planejamento
Para começar, coloque na ponta do lápis o custo de fabricação, ou seja, todos os seus gastos com tecido, elástico, água, luz, internet, mão de obra e transporte para comprar material. Se você for vender com nota fiscal, precisa incluir também o tributo (valor dos impostos).
Depois, acrescente sua margem de lucro, o quanto você pretende ganhar.
Para saber quanto cobrar, é preciso levar em conta os gastos que terá e o quanto as pessoas podem pagar pelo seu produto.
Muita gente está fazendo máscaras de tecido, e os preços variam de R$ 4 a R$ 10 por unidade. Uma pesquisa na internet pode ajudar você a estimar melhor seu valor final, descobrir como anda a concorrência e quais são as formas de vender e entregar seus produtos.
Estratégias de venda
É muito importante pensar na divulgação do produto, e uma das alternativas é usar a internet como canal de comunicação.
Redes sociais, como Instagram e Facebook, são boas opções de divulgação e venda. Você também pode mandar mensagens pelo WhatsApp, avisando que está produzindo máscaras de proteção em tecido.
Uma estratégia de venda é fazer preços especiais para compras de mais unidades, por exemplo, kit com máscaras para adulto e criança, kit com cinco máscaras ou kit de modelos estampados.
Outras dicas importantes
- Venda apenas o que consegue entregar.
- Veja se vale a pena fazer entregas fora da sua região. Caso ofereça esse serviço, precisa colocar o custo no preço ou cobrar separadamente a taxa de entrega.
- Faça parceria. Se o número de pedidos aumentar e você não der conta, pense em se juntar com outras pessoas para ter um volume maior de produção.
- Não tenha muito estoque. A máscara de proteção é um produto sazonal (a venda depende do momento, do período), e não dá pra saber quanto tempo vai durar essa demanda.
Se quiser aperfeiçoar sua produção, faça aqui no portal o curso de qualificação Trabalhe na moda: modelagem e costura.
https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/economia-criativa/trabalhe-na-moda-modelagem-e-costura/
Fonte:
Não estou conseguindo mim escrever no curso
Olá, Adilene. Tudo bem? esse conteúdo é uma dica. Você encontra os cursos de qualificação gratuitos do Cate aqui: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/