O Cate - Inspiração DICA | Você pode produzir e vender máscaras de pano durante a pandemia
6 de maio de 2020

Você pode produzir e vender máscaras de pano durante a pandemia

Se você sabe costurar, aprenda a confeccionar e vender máscaras de proteção caseiras. Aproveite o momento de alta demanda como oportunidade de geração de renda.   

Por causa da pandemia de Covid-19, confeccionar máscaras de tecido, com ou sem máquina de costura, pode ser uma maneira de ganhar dinheiro extra e atravessar o período de crise com mais tranquilidade 

O Ministério da Saúde vem incentivando a população a fabricar modelos simples de máscaras de proteção. Elas devem ser feitas com camada dupla em algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, além de seguir as medidas corretas para cobrir totalmente a boca e o nariz e ficar bem ajustadas ao rosto, para não deixar espaços nas laterais.  

Para fazer essas máscaras, você não precisa de muito material e pode usar sobras de pano que tenha em casa, além de elástico, linha e agulha. Elas podem ser feitas tanto à máquina como à mão, mas usando máquina de costura a produção será maior e você poderá ganhar mais. As máscaras podem ser vendidas para pequenos comércios, como mercados de bairro, perfumarias, farmácias e bancas de jornal, ou pela internet. 

Para treinar, confeccione algumas peças como teste, usando qualquer pedaço de tecido, como uma camisa velha ou pano de cortinaOs tutoriais indicados abaixo mostram como fazer as máscaras. Assista-os para começar sua produção:  

Com máquina de costura: 

https://www.facebook.com/watch/?v=2584257471822883

Sem máquina de costura: 

Além de confeccionar as máscaras, você deve pensar em como vendê-las. Confira a seguir dicas sobre preço, divulgação e venda. 

Planejamento 

Para começar, coloque na ponta do lápis o custo de fabricação, ou seja, todos os seus gastos com tecido, elástico, água, luz, internet, mão de obra e transporte para comprar materialSe você for vender com nota fiscal, precisa incluir também o tributo (valor dos impostos) 

Depois, acrescente sua margem de lucro, o quanto você pretende ganhar 

Para saber quanto cobrar, é preciso levar em conta os gastos que terá e quanto as pessoas podem pagar pelo seu produto.  

Muita gente está fazendo máscaras de tecido, e os preços variam de R$ 4 a R$ 10 por unidadeUma pesquisa na internet pode ajudar você estimar melhor seu valor final, descobrir como anda a concorrência e quais são as formas de vender e entregar seus produtos.  

Estratégias de venda 

É muito importante pensar na divulgação do produto, e uma das alternativas é usar a internet como canal de comunicação. 

Redes sociais, como Instagram e Facebook, são boas opções de divulgação e venda. Você também pode mandar mensagens pelo WhatsApp, avisando que está produzindo máscaras de proteção em tecido.  

Uma estratégia de venda é fazer preços especiais para compras de mais unidades, por exemplo, kit com máscaras para adulto e criança, kit com cinco máscaras ou kit de modelos estampados.   

 

Outras dicas importantes 

  • Venda apenas o que consegue entregar. 
  • Veja se vale a pena fazer entregas fora da sua região. Caso ofereça esse serviço, precisa colocar o custo no preço ou cobrar separadamente a taxa de entrega. 
  • Faça parceria. Se o número de pedidos aumentar e você não der conta, pense em se juntar com outras pessoas para ter um volume maior de produção. 
  • Não tenha muito estoque. A máscara de proteção é um produto sazonal (a venda depende do momento, do período), e não dá pra saber quanto tempo vai durar essa demanda. 

  

Se quiser aperfeiçoar sua produção, faça aqui no portal o curso de qualificação Trabalhe na moda: modelagem e costura.  

https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/economia-criativa/trabalhe-na-moda-modelagem-e-costura/ 

Fonte: 

https://tinyurl.com/y9rsalvv 

[Total: 2    Média: 5/5]

2
Comentários

1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Portal CateLeneady Pereira Recent comment authors
newest oldest
Adilene Costa da Silva
Membro
Adilene Costa da Silva

Não estou conseguindo mim escrever no curso

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Adilene. Tudo bem? esse conteúdo é uma dica. Você encontra os cursos de qualificação gratuitos do Cate aqui: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0