
No quintal de casa, na sacada do apartamento, no canteiro da rua. Seja qual for o espaço disponível, é possível cultivar plantas! Sejam plantas ornamentais ou alimentícias, para venda ou consumo próprio.
Aqui no portal Cate você encontra o curso on-line e gratuito Jardinagem: como fazer, manter e vender jardins, com todas as informações básicas para quem quer entrar na área, e também o vídeo sobre como fazer uma horta de temperos em casa.
Agora, vamos mostrar onde encontrar e como produzir mudas para começar a praticar.
Doação de mudas pela prefeitura
Para incentivar uma cidade mais arborizada, a prefeitura de São Paulo fornece mudas de ipê, manacá e jabuticaba, de graça, para os cidadãos. Os locais de distribuição são o Parque Ibirapuera, na Vila Mariana, Parque do Carmo, em Itaquera, e no Centro Municipal de Campismo, em Cotia.
É preciso preencher um formulário de solicitação, por meio do portal SP156 , e apresentar documentos como IPTU, metragem do terreno, fotos do local do plantio, entre outros.
Ceagesp
No maior centro de distribuição de produtos agrícolas do estado de São Paulo, é possível encontrar todos os insumos necessários para o cultivo, inclusive mudas para o plantio.
Em lojas especializadas também é possível encontrar esses insumos, mas no Ceagesp os valores costumam ser mais atrativos.
Mudas na água
Se a ideia é plantar alimentos, por que não aproveitar os alimentos que já temos em casa? Para alguns alimentos, como o repolho, basta cortar o miolo ao meio e repousar cada parte em cima de uma superfície com água limpa. Em poucos dias, pequenas folhas vão aparecer sobre ele, essas folhas são as mudas. Aí é só tirar cada uma delas, delicadamente, com uma faca e plantar na terra.
Também é possível fazer mudas na água com batata-doce, cenoura, alecrim, alho e muitos outros vegetais.
gostei
Já costumo utilizar, as ramas e grãos e fazer pequenas plantações nas áreas da casa.
Muito bom conteúdo.
Sobre as mudas o parque não fornece mais pelo menos parque do carmo
Gostei
Interessante
Ainda tem no parque do Carmo?
Tinham fechado, já fui lá faz um tempo