O Cate - Inspiração DICA | Como conseguir e fazer mudas
6 de outubro de 2022
A imagem é uma foto. Em cima de uma mesa de madeira está um recipiente branco. Dentro dele há areia e a muda de uma planta.

DICA | Como conseguir e fazer mudas

No quintal de casa, na sacada do apartamento, no canteiro da rua. Seja qual for o espaço disponível, é possível cultivar plantas! Sejam plantas ornamentais ou alimentícias, para venda ou consumo próprio.

Aqui no portal Cate você encontra o curso on-line e gratuito Jardinagem: como fazer, manter e vender jardins, com todas as informações básicas para quem quer entrar na área, e também o vídeo sobre como fazer uma horta de temperos em casa.

Agora, vamos mostrar onde encontrar e como produzir mudas para começar a praticar.

Doação de mudas pela prefeitura

Para incentivar uma cidade mais arborizada, a prefeitura de São Paulo fornece mudas de ipê, manacá e jabuticaba, de graça, para os cidadãos. Os locais de distribuição são o Parque Ibirapuera, na Vila Mariana, Parque do Carmo, em Itaquera, e no Centro Municipal de Campismo, em Cotia.

É preciso preencher um formulário de solicitação, por meio do portal SP156 , e apresentar documentos como IPTU, metragem do terreno, fotos do local do plantio, entre outros.

Ceagesp

No maior centro de distribuição de produtos agrícolas do estado de São Paulo, é possível encontrar todos os insumos necessários para o cultivo, inclusive mudas para o plantio.

Em lojas especializadas também é possível encontrar esses insumos, mas no Ceagesp os valores costumam ser mais atrativos.

Mudas na água

Se a ideia é plantar alimentos, por que não aproveitar os alimentos que já temos em casa? Para alguns alimentos, como o repolho, basta cortar o miolo ao meio e repousar cada parte em cima de uma superfície com água limpa. Em poucos dias, pequenas folhas vão aparecer sobre ele, essas folhas são as mudas. Aí é só tirar cada uma delas, delicadamente, com uma faca e plantar na terra.

Também é possível fazer mudas na água com batata-doce, cenoura, alecrim, alho e muitos outros vegetais.

[Total: 5    Média: 3.4/5]

4
Comentários

4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Paula sousa britoCarlos Antonio Batista MagnoTânia Lúcia Souza SantanaSHIRLENE FERREIRA SALES Recent comment authors
newest oldest
SHIRLENE FERREIRA SALES
Membro
SHIRLENE FERREIRA SALES

gostei

Tânia Lúcia Souza Santana
Membro
Tânia Lúcia Souza Santana

Já costumo utilizar, as ramas e grãos e fazer pequenas plantações nas áreas da casa.

Carlos Antonio Batista Magno
Membro
Carlos Antonio Batista Magno

Muito bom conteúdo.

Paula sousa brito
Membro
Paula sousa brito

Sobre as mudas o parque não fornece mais pelo menos parque do carmo

Topo
0