O Cate - DICA | Saiba o que é PANC
20 de março de 2024
A imagem é uma foto. Em destaque está a planta ora-pro-nóbis, com folhas verde-escuras e flor rosa e amarela

DICA | Saiba o que é PANC

Você já deve ter ouvido que, aqui no Brasil, tudo que se planta dá. Essa frase diz respeito à fertilidade do solo e ao bom clima, mas a grande riqueza da nossa vegetação, na verdade, está nas plantas nativas.

Plantas nativas são aquelas que nascem espontaneamente. Se você mora na cidade, são aquelas encontradas, por exemplo, em canteiros, calçadas, terrenos baldios, praças e até frestas no concreto, além das árvores das ruas. O mais surpreendente é que boa parte dessas plantas nativas é comestível. Isso mesmo! Elas são comestíveis e chamadas PANC: Plantas Alimentícias Não Convencionais.

PANC

A facilidade com que essas plantas brotam e sobrevivem, sem precisar de muitos cuidados, mostra a força e a resiliência delas. São folhas, flores e frutas que, erroneamente, são chamadas de ervas daninhas, mas, na verdade, são alimentos.

A denominação PANC, criada em 2008 pelo biólogo Valdely Kinupp, refere-se a plantas alimentícias que, conforme a indústria de alimentos foi se expandindo no país, foram perdendo o lugar no prato dos brasileiros, a ponto de deixarem de ser reconhecidas como comida.

SUSTENTABILIDADE E ACESSO

Quando você vai à feira, encontra sempre os mesmos tipos de folha em todas as barracas: alface, agrião, rúcula, espinafre, repolho…

Isso quer dizer que a grande produção agrícola está voltada para um número de alimentos reduzido e, dessa forma, pouca diversidade chega aos pratos dos consumidores. Além disso, o cultivo dos mesmos alimentos em todas as épocas do ano, sem levar em conta a sazonalidade, enfraquece o solo, pois necessita de uso excessivo de agrotóxico.  

Assim, a diversidade das PANC contribui para a preservação da biodiversidade. Ao incorporar uma variedade mais ampla de plantas em nossas dietas, promovemos a conservação de espécies que poderiam ser negligenciadas.

Outro fator importante sobre as PANC é que elas facilitam o acesso à alimentação na medida em que é possível cultivá-las em casa. Ao encontrar uma espécie de PANC na rua, é só pegar uma muda e plantar em vasos, jardineiras ou mesmo no jardim de casa. A fácil adaptação, que não exige rega constante, adubação nem agrotóxico, vai garantir um alimento orgânico rico em nutrientes como proteína, ferro e fibras, para toda a família e sem gastar nada.

ALGUMAS PANC

  • Pitangueira: folhas, flores e frutas podem ser usadas em chás, geleias e in natura.
  • Ora-pro-nóbis: folhas, ricas em proteínas, podem ser usadas em saladas e refogados.
  • Capuchinha: folhas, flores e sementes podem ser usadas em saladas e pratos principais.
  • Bertalha: folhas podem ser usadas em saladas e refogados.
  • Dente-de-leão: folhas e flores podem ser usadas em saladas e chás.
  • Peixinho: folhas podem ser usadas em saladas ou ser servidas empanadas (fritas).
  • Vinagreira: folhas podem ser usadas em saladas.
  • Feijão-borboleta (clitória): folhas, flores e vagens podem ser usadas em saladas, chás e refogados.

HIGIENIZAÇÃO

Para o consumo seguro das PANC, é preciso fazer sua higienização, que é chamada de processo de branqueamento.

Coloque as folhas e as flores em uma panela de água fervente por um minuto. Transfira-as imediatamente para uma bacia com água gelada e deixe-as assim por um minuto.

[Total: 0    Média: 0/5]

Comentários

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
O trabalho de jardinagem exige as ferramentas certas: descubra o que não pode faltar na ...
Topo
0