O Cate - Inspiração DICA | Fertilizantes naturais: descubra as melhores opções para usar na sua horta!
6 de fevereiro de 2023
A imagem é uma foto. No centro da foto, uma pessoa segura com as duas mãos um punhado de terra, onde uma pequena planta de folhas verdes está nascendo. As mãos são brancas e a pessoa veste um casaco na cor azul, com as mangas puxadas até o antebraço. O fundo está desfocado, mas ao lado esquerdo da imagem podemos ver um vaso com vários compartimentos para mudas.

DICA | Fertilizantes naturais: descubra as melhores opções para usar na sua horta!

A fertilização é um dos processos mais utilizados no plantio e, como o próprio nome já diz, a sua função é melhorar a fertilidade da terra e fazer com que as plantas cresçam com mais saúde. Para que isso aconteça, os fertilizantes devem ser ricos em substâncias nutritivas e que serão usadas no desenvolvimento das raízes, folhas e do caule, por exemplo.

Contudo, sabia que os fertilizantes não precisam ser industrializados? É possível fertilizar o solo usando substâncias naturais, algumas delas muito presentes no nosso dia a dia. Topa se aprofundar no assunto? Confira:

O que são os fertilizantes naturais?

Já vimos que a fertilização afeta diretamente a nutrição dos vegetais, certo? Alguns dos nutrientes mais conhecidos nesse processo são o nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Esse tipo de elemento pode ser obtido através de um processo industrial, criando o que chamamos de fertilizantes sintéticos.

Por outro lado, essas substâncias também podem ser encontradas em materiais orgânicos presentes na própria natureza, como as borras de café, cascas de ovo e outros resíduos que dão origem aos fertilizantes naturais.

4 fertilizantes naturais para fazer em casa

Cascas de ovo

As cascas de ovo são ricas em potássio e cálcio, nutrientes que melhoram a resistência e o desenvolvimento das plantas. O preparo do fertilizante com esse resíduo é bem simples:

  1. Deixe as cascas secarem ao ar livre durante três dias.
  2. Triture-as bem no liquidificador ou usando um amassador, até virar uma “farofa”.
  3. Coloque as cascas trituradas no substrato e mexa para incorporar.
  4. Agora, basta regar e deixar agir.
  5. A aplicação deve ser feita a cada seis meses.

Borras de café

Outra opção do dia a dia que vai ajudar a adubar a terra e prepará-la para o plantio, a borra de café possui fósforo, potássio e nitrogênio, nutrientes essenciais para as plantas, além de proporcionar acidez para o solo.

Contudo, assim como em outros casos, é necessário ter cuidado com a quantidade e a forma de aplicação para não deixar o solo muito ácido. Por essa razão, não é recomendado colocar a borra diretamente na terra, e sim diluir com água e aplicar com a ajuda de um borrifador! Veja como fazer:

  1. Depois de coar o café, espere a borra esfriar e reserve-a em um pote.
  2. Misture três colheres do pó (cerca de 100 g) com um litro de água.
  3. Reserve e deixe descansar por uma semana.
  4. Agora, coloque a mistura em um borrifador e aplique sobre as folhas dos vegetais uma vez por dia.

Casca de banana

Nunca mais jogue fora as cascas de banana! Elas são ricas em potássio, fósforo e cálcio que serão seus aliados na hora de plantar. Para fazer esse fertilizante natural, siga o passo a passo:

  1. Pique seis cascas de banana em pedaços pequenos.
  2. Coloque os pedaços em uma panela com um litro de água.
  3. Ferva a mistura por 10 minutos.
  4. Espere esfriar e agora é hora de coar a mistura.
  5. Quando for aplicar, coloque no borrifador a medida do fertilizante com uma mesma medida de água (exemplo: 500 ml de fertilizante com 500 ml de água).
  6. Aplique sobre as plantas uma vez por semana.

Cascas de legumes

Cenoura, batata, abóbora, chuchu, beterraba: ingredientes que fazem parte da cozinha dos brasileiros e que também podem ter seus resíduos utilizados na horta! Para preparar um fertilizante pronto para aplicação, acompanhe as orientações:

  1. Triture aproximadamente 500 g de cascas de legumes no liquidificador.
  2. Prepare um recipiente, fazendo alguns furos pequenos na base do pote e na tampa.
  3. Forre o fundo do pote com um pouco de terra.
  4. Adicione as cascas e depois complete com mais terra.
  5. Coloque o pote em cima de outro recipiente, pois os líquidos da decomposição vão escorrer.
  6. Aguarde 40 dias e você terá um fertilizante pronto para aplicação na terra.

Vantagens

Os fertilizantes naturais são muito econômicos porque aproveitam materiais que seriam descartados no lixo orgânico, o que também faz deles uma opção mais sustentável! Além disso, por liberarem lentamente os nutrientes, eles aumentam a capacidade do solo de absorver a água e os elementos necessários para a biodiversidade do local.

Já os fertilizantes sintéticos, são muito concentrados e têm rápida absorção, podendo até prejudicar o solo a longo prazo e ainda gerar um custo financeiro maior para o agricultor.

[Total: 6    Média: 4.3/5]

10
Comentários

5 Comment threads
5 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
Portal CateAna Aparecida Inácio de OliveiraGraziele DantasFernanda Damiana Machado dos SantosANA PAULA DE QUEIROGA CELESTINO Recent comment authors
newest oldest
Rita dos Santos Almeida
Membro
Rita dos Santos Almeida

gostei muito sabe que a casca do ovos sao ricos em potassios e calcio

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Que bom que você gostou do conteúdo, Rita! Para encontrar outros aprendizados na área de meio ambiente, entre no link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/meio-ambiente-e-sustentabilidade/. Continuamos à disposição. Abraço!

ANA PAULA DE QUEIROGA CELESTINO
Membro
ANA PAULA DE QUEIROGA CELESTINO

Ótimas dicas para ter seu próprio adubo natural e ainda não gastar absolutamente nada, só reciclando os resíduos orgânicos disponíveis em sua casa.

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Ana Paula! Agradecemos muito o comentário, seu feedback é importantíssimo para nós. Para encontrar mais cursos na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/meio-ambiente-e-sustentabilidade/. Abraço!

Fernanda Damiana Machado dos Santos
Membro
Fernanda Damiana Machado dos Santos

Muito boa a explicação pq sabemos da importância mais a maioria dos site não resume tão fácil assim de entender bom resumo parabéns

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Ficamos muito felizes em saber que gostou do conteúdo, Fernanda! Você pode encontrar outros conteúdos na área de meio ambiente através do link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/meio-ambiente-e-sustentabilidade/. Continuamos à disposição. Abraço!

Graziele Dantas
Membro
Graziele Dantas

Adorando cada dica!!

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Graziele! Agradecemos muito o seu comentário, estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de vocês aqui no portal. Para encontrar mais conteúdos na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/meio-ambiente-e-sustentabilidade/. Continuamos à disposição. Abraço!

Ana Aparecida Inácio de Oliveira
Membro
Ana Aparecida Inácio de Oliveira

Ótima dica amei 😊

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Ana! Agradecemos muito o comentário, seu feedback é importantíssimo para nós. Para encontrar mais conteúdos na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/meio-ambiente-e-sustentabilidade/. Abraço!

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0