
A fertilização é um dos processos mais utilizados no plantio e, como o próprio nome já diz, a sua função é melhorar a fertilidade da terra e fazer com que as plantas cresçam com mais saúde. Para que isso aconteça, os fertilizantes devem ser ricos em substâncias nutritivas e que serão usadas no desenvolvimento das raízes, folhas e do caule, por exemplo.
Contudo, sabia que os fertilizantes não precisam ser industrializados? É possível fertilizar o solo usando substâncias naturais, algumas delas muito presentes no nosso dia a dia. Topa se aprofundar no assunto? Confira:
O que são os fertilizantes naturais?
Já vimos que a fertilização afeta diretamente a nutrição dos vegetais, certo? Alguns dos nutrientes mais conhecidos nesse processo são o nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Esse tipo de elemento pode ser obtido através de um processo industrial, criando o que chamamos de fertilizantes sintéticos.
Por outro lado, essas substâncias também podem ser encontradas em materiais orgânicos presentes na própria natureza, como as borras de café, cascas de ovo e outros resíduos que dão origem aos fertilizantes naturais.
4 fertilizantes naturais para fazer em casa
Cascas de ovo
As cascas de ovo são ricas em potássio e cálcio, nutrientes que melhoram a resistência e o desenvolvimento das plantas. O preparo do fertilizante com esse resíduo é bem simples:
- Deixe as cascas secarem ao ar livre durante três dias.
- Triture-as bem no liquidificador ou usando um amassador, até virar uma “farofa”.
- Coloque as cascas trituradas no substrato e mexa para incorporar.
- Agora, basta regar e deixar agir.
- A aplicação deve ser feita a cada seis meses.
Borras de café
Outra opção do dia a dia que vai ajudar a adubar a terra e prepará-la para o plantio, a borra de café possui fósforo, potássio e nitrogênio, nutrientes essenciais para as plantas, além de proporcionar acidez para o solo.
Contudo, assim como em outros casos, é necessário ter cuidado com a quantidade e a forma de aplicação para não deixar o solo muito ácido. Por essa razão, não é recomendado colocar a borra diretamente na terra, e sim diluir com água e aplicar com a ajuda de um borrifador! Veja como fazer:
- Depois de coar o café, espere a borra esfriar e reserve-a em um pote.
- Misture três colheres do pó (cerca de 100 g) com um litro de água.
- Reserve e deixe descansar por uma semana.
- Agora, coloque a mistura em um borrifador e aplique sobre as folhas dos vegetais uma vez por dia.
Casca de banana
Nunca mais jogue fora as cascas de banana! Elas são ricas em potássio, fósforo e cálcio que serão seus aliados na hora de plantar. Para fazer esse fertilizante natural, siga o passo a passo:
- Pique seis cascas de banana em pedaços pequenos.
- Coloque os pedaços em uma panela com um litro de água.
- Ferva a mistura por 10 minutos.
- Espere esfriar e agora é hora de coar a mistura.
- Quando for aplicar, coloque no borrifador a medida do fertilizante com uma mesma medida de água (exemplo: 500 ml de fertilizante com 500 ml de água).
- Aplique sobre as plantas uma vez por semana.
Cascas de legumes
Cenoura, batata, abóbora, chuchu, beterraba: ingredientes que fazem parte da cozinha dos brasileiros e que também podem ter seus resíduos utilizados na horta! Para preparar um fertilizante pronto para aplicação, acompanhe as orientações:
- Triture aproximadamente 500 g de cascas de legumes no liquidificador.
- Prepare um recipiente, fazendo alguns furos pequenos na base do pote e na tampa.
- Forre o fundo do pote com um pouco de terra.
- Adicione as cascas e depois complete com mais terra.
- Coloque o pote em cima de outro recipiente, pois os líquidos da decomposição vão escorrer.
- Aguarde 40 dias e você terá um fertilizante pronto para aplicação na terra.
Vantagens
Os fertilizantes naturais são muito econômicos porque aproveitam materiais que seriam descartados no lixo orgânico, o que também faz deles uma opção mais sustentável! Além disso, por liberarem lentamente os nutrientes, eles aumentam a capacidade do solo de absorver a água e os elementos necessários para a biodiversidade do local.
Já os fertilizantes sintéticos, são muito concentrados e têm rápida absorção, podendo até prejudicar o solo a longo prazo e ainda gerar um custo financeiro maior para o agricultor.
gostei muito sabe que a casca do ovos sao ricos em potassios e calcio
Que bom que você gostou do conteúdo, Rita! Para encontrar outros aprendizados na área de meio ambiente, entre no link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/meio-ambiente-e-sustentabilidade/. Continuamos à disposição. Abraço!
Ótimas dicas para ter seu próprio adubo natural e ainda não gastar absolutamente nada, só reciclando os resíduos orgânicos disponíveis em sua casa.
Olá, Ana Paula! Agradecemos muito o comentário, seu feedback é importantíssimo para nós. Para encontrar mais cursos na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade, acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/meio-ambiente-e-sustentabilidade/. Abraço!
Muito boa a explicação pq sabemos da importância mais a maioria dos site não resume tão fácil assim de entender bom resumo parabéns
Adorando cada dica!!