O Cate - Curso DICA | Onde trabalhar com agroecologia, agricultura urbana e periurbana?
20 de dezembro de 2023
A imagem é uma foto. Em espaço que aparenta ser uma propriedade rural, vemos ao fundo o céu bem iluminado e desfocado. Próximo da foto, há um espaço de terra seca, com um homem agachado e segurando um punhado de terra com a mão esquerda. Não é possível ver o seu rosto, ele utiliza uma camisa xadrez nas cores azul e branca, calça preta e segura na mão direita uma prancheta com papéis pendurados.

Dicas | Onde trabalhar com agroecologia, agricultura urbana e periurbana?

Se você se interessa pelo tema da agroecologia, agricultura urbana e periurbana, já deve ter se perguntado quais são as possibilidades de trabalho na área! Com o tema da sustentabilidade em alta, empresas e organizações de diferentes setores têm buscado aplicar as técnicas agroecológicas no dia a dia de trabalho.

Propriedades rurais

Nas propriedades destinadas à agricultura e pecuária, a área de agroecologia tem o papel de aplicar técnicas ecológicas de produção, unindo o trabalho e a renda com a preocupação ambiental, levando em conta a biodiversidade e as necessidades de cada local.

Organizações NÃO GOVERNAMENTAIS

ONGs podem atuar de forma comunitária, apoiando espaços de produção agrícola tanto em centros urbanos quanto na zona rural. Nesses casos, elas costumam cumprir também uma função de educação ambiental, fornecendo material didático e oficinas para a população da região. Por isso, o conhecimento de um profissional em agricultura urbana e agroecologia é de extrema importância.

Hortas urbanas

As hortas urbanas são desafiadoras, pois estão presentes no meio de centros urbanos e, portanto, precisam de uma estrutura que permita o crescimento saudável das espécies em um ambiente que já foi bastante modificado. Assim, entram em cena as técnicas agroecológicas, o reaproveitamento e a sustentabilidade que vão permitir o funcionamento das hortas.

Empresas de consultoria

Como uma empresa pode implementar ações de sustentabilidade realmente efetivas? Com o tema em alta nos últimos anos, essa tem sido uma dúvida comum entre empresários de diferentes ramos! A consultoria ambiental traz respostas que vão orientar lojas, indústrias e proprietários a cuidar do seu serviço com mais responsabilidade em relação ao meio ambiente.

Setor público

Departamentos e secretarias governamentais possuem uma demanda importante de tratar as questões do meio ambiente na sua região. Isso inclui a regulamentação, fiscalização, divulgação e estímulo ao cumprimento das medidas ambientais e ecológicas!

[Total: 2    Média: 5/5]

4
Comentários

2 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Portal CateNádia dos Santos SilvaLuzia Maria da Costa lima Recent comment authors
newest oldest
Luzia Maria da Costa lima
Membro
Luzia Maria da Costa lima

É muito importante a gente aprender lidar com a natureza

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Luzia! Agradecemos muito o seu comentário, estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de vocês aqui no portal. Para encontrar mais conteúdos na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/meio-ambiente-e-sustentabilidade/. Continuamos à disposição. Abraço!

Nádia dos Santos Silva
Membro
Nádia dos Santos Silva

ola como que eu faço pra ta fazendo esse cursso

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Nádia. Você pode acessar o curso de Agroecologia, Agricultura urbana e Periurbana no link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/meio-ambiente-e-sustentabilidade/curso-agroecologia-agricultura-urbana-e-periurbana/. Quando a página carregar, clique em “ACESSE” para encontrar os conteúdos de aprendizado. Seguimos à disposição. Abraços!

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
O trabalho de jardinagem exige as ferramentas certas: descubra o que não pode faltar na ...
Topo
0