O Cate - Curso Dica I Conheça os materiais que indispensáveis para a rotina de um jardineiro!
7 de março de 2024
A imagem é uma foto. Ao fundo vemos o céu e um terreno com a luz refletindo sobre o solo. No plano mais próximo, há uma cerca viva à direita da foto. A cerca está sendo podada por um jardineiro que usa luvas cinzas com detalhe amarelo na base, uma camisa xadrez nas cores vermelha e preta e segura uma tesoura de corte com lâminas longas.

Dicas | Conheça os materiais indispensáveis na rotina da jardinagem!

Sabemos que manter um jardim saudável e bonito é uma tarefa que requer bastante trabalho e conhecimento. Profissionais da jardinagem são capazes de unir as duas coisas e, usando as ferramentas adequadas, oferecer um serviço de qualidade para cada terreno.

Veja quais são as ferramentas indispensáveis para o trabalho de jardinagem.

Veja quais são as ferramentas indispensáveis para o trabalho de jardinagem.

Ancinho ou rastelo

Com estrutura de cabo longo e dentes alinhados na ponta, o ancinho e o rastelo possuem uma função em comum: juntar os resíduos da terra, como folhas secas, pedras e palha, fazendo a limpeza e preparação do nível do solo. Contudo, apesar de terem um manuseio parecido, o ancinho possui mais dentes na ponta e, portanto, é o mais indicado no caso de solos rígidos ou com muitas pedras.

Borrifador ou pulverizador

Esses instrumentos permitem aplicar de forma uniforme fertilizantes, inseticidas e fungicidas, além de serem utilizados para regar plantas delicadas que exigem menor volume d’água. São indicados também para fazer a limpeza das folhas e dos utensílios usados no dia a dia do trabalho.

Tesouras de poda

Cada tesoura de poda possui uma função específica, dependendo do tipo e do tamanho. A de lâminas longas, chamada de tesourão, é ótima para cortes de cercas vivas. As de lâminas curtas, parecem um alicate e podem ser de corte cruzado (para galhos verdes) ou do tipo bigorna (para galhos secos). Os cabos extensos de alguns modelos servem para alcançar árvores mais altas.

Aparador de grama

Talvez o item mais caro da nossa lista, o aparador de grama pode ser movido a gasolina ou energia elétrica e, apesar de demandar um investimento maior, ele é capaz de agilizar (e muito!) o trabalho de jardinagem. Essa dica vale principalmente para quem trabalha em espaços maiores, como terrenos ou quintais.

Fertilizantes e adubos

Os fertilizantes e os adubos melhoram a qualidade da terra por meio de substâncias nutritivas para o desenvolvimento de raízes, folhas e caules. Entre os nutrientes mais utilizados estão potássio, nitrogênio, fósforo e magnésio, que não precisam ser obtidos de forma industrializada. Também é possível fazer fertilizantes naturais usando matéria orgânica. O Portal Cate tem um texto só sobre isso, e você pode acessá-lo clicando aqui.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Como vimos até aqui, profissionais da jardinagem devem encarar o manuseio de ferramentas cortantes e de produtos químicos e até lidar com espinhos e seivas de certas espécies de plantas. Por isso, é importante sempre utilizar equipamentos de proteção ao longo do trabalho: luvas, óculos de segurança, avental de raspa, chapéu de proteção e calçado.

O Portal Cate oferece um curso totalmente on-line
de jardinagem (clique aqui), além de diversos outros conteúdos na área de meio ambiente e sustentabilidade!
Acesse a aba de Dicas & Inspirações do portal clicando aqui
e fique por dentro de tudo!

O Portal Cate oferece um curso totalmente on-line
de jardinagem (clique aqui), além de diversos outros conteúdos na área de meio ambiente e sustentabilidade!
Acesse a aba de Dicas & Inspirações do portal clicando aqui
e fique por dentro de tudo!

[Total: 1    Média: 5/5]

2
Comentários

1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Portal CateBRUNO LIMA DO NASCIMENTO Recent comment authors
newest oldest
BRUNO LIMA DO NASCIMENTO
Membro
BRUNO LIMA DO NASCIMENTO

Perfeito

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Bruno, tudo bem? Agradecemos muito o seu comentário, estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de vocês aqui no portal. Se quiser encontrar mais conteúdos na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/.

Seguimos à disposição. Abraços.

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0