O Cate - Curso Dica | Conheça os materiais que toda barbearia precisa ter
21 de setembro de 2022
A imagem é uma foto. Em uma barbearia de paredes brancas, vemos, ao fundo, um grande espelho que está acima de uma bancada com materiais de trabalho espalhados. O espelho reflete uma estante com cosméticos e uma luminária vermelha. Em frente ao espelho, um homem negro está de pé se apoia em duas cadeiras de barbearia. Ele veste camiseta azul e calça jeans e olha para a câmera sorrindo. A cadeira da esquerda é preta, enquanto a da direita possui coloração vermelha.

Dica | Conheça os materiais que toda barbearia precisa ter

Já percebeu que as barbearias têm ganhado muito destaque no segmento da beleza? Esses estabelecimentos têm como público-alvo homens que buscam um atendimento especializado e diferenciado para o visual. Os serviços mais procurados são barba e cabelo, mas também há negócios que apostam em tingimento e depilação, por exemplo.

Com a procura em alta, quem quer empreender no ramo precisa ter na ponta da língua quais itens são essenciais para o negócio funcionar. Os materiais básicos vão desde a estrutura do lugar até os utensílios e produtos que passam pelas mãos dos profissionais. Se você se interessou e quer saber tudo que é necessário para começar uma barbearia, confira o passo a passo:

Se você se interessou e quer saber tudo que é necessário para começar uma barbearia, confira o passo a passo:

Toda barbearia precisa de uma estrutura mínima para que o lugar possa receber equipamentos e clientes. Isso inclui: 

LAVATÓRIO

Para realizar a lavagem dos fios antes ou depois do atendimento.

CADEIRA RECLINÁVEL

É onde o cliente se sentará para receber o serviço! A cadeira reclinável permite que o(a) barbeiro(a) posicione o ângulo de acordo com o trabalho que está sendo feito. Assim, pode escolher ter uma visão melhor do pescoço ou do topo da cabeça, por exemplo.

GAVETAS E COMPARTIMENTOS

Serão responsáveis por guardar todos os produtos e ferramentas!

Os espelhos têm a função de orientar o profissional ao longo dos processos de corte, aparagem e acabamento, permitindo também que o cliente acompanhe o trabalho que está sendo feito. Para essa função, são necessários dois tipos de espelhos, o fixo e o manual:

ESPELHO FIXO

Fica logo à frente da cadeira reclinável e deve ter tamanho suficiente para se ver tanto o(a) barbeiro(a) trabalhando, quanto a cabeça e os ombros do cliente.

ESPELHOS MANUAIS

São usados para mostrar diferentes ângulos do cabelo e da barba e são posicionados pelo próprio profissional conforme a necessidade.

Agora que a sua barbearia já possui espelhos, lavatório e um lugar confortável para colocar a mão na massa, é hora de preparar as ferramentas do dia a dia. Cada barbeiro(a) precisa ter à disposição alguns itens, como:

TESOURA DE CORTE E TESOURA DENTADA

Fica logo à frente da cadeira reclinável e deve ter tamanho suficiente para se ver tanto o(a) barbeiro(a) trabalhando, quanto a cabeça e os ombros do cliente.

MÁQUINA DE CORTE E MÁQUINA DE ACABAMENTO

A de corte serve para tirar fios de forma bruta, sem detalhes. Já a máquina de acabamento possui lâminas mais finas e é perfeita para fazer o “pezinho”, riscos no cabelo e outras finalizações.

ESCOVA DE CABELO E PENTES

Utensílios indispensáveis para a rotina de trabalho! As escovas e os pentes podem ter muitas utilidades: desembaraçar, pentear e até ajudar no processo de secagem.

PINCEL DE BARBEAR

Sua principal função é espalhar o creme de barbear na face e preparar a região para receber a navalha.

Outro investimento que não pode faltar na sua barbearia são os cosméticos. Vale ressaltar que os produtos químicos afetam a saúde dos fios e devem ser escolhidos com bastante atenção:

SHAPOOS E CONDICIONADORES

Fica logo à frente da cadeira reclinável e deve ter tamanho suficiente para se ver tanto o barbeiro(a) trabalhando, quanto cabeça e ombros do cliente.

CREME DE BARBEAR E PÓS-BARBA

Também são itens obrigatórios, pois preparam a pele antes e depois do serviço de barba.

MODELADORES

Servem para finalizar a barba e o cabelo, dando a eles um aspecto mais natural.

CERA E BIGODE

alinha os fios rebeldes e é voltado especificamente para o bigode, uma parte marcante da barba que também merece atenção especial.

E aí, anotou tudo? As informações que separamos acima são a base do funcionamento de uma barbearia. Se você gostou do conteúdo, não deixe de dar uma olhada no curso online e gratuito de Barbearia: aprenda técnicas de cabelo e barba. Compartilhe e espalhe o aprendizado!

[Total: 2    Média: 1.5/5]

1
Comentários

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
andreia maria faustino Recent comment authors
newest oldest
andreia maria faustino
Membro
andreia maria faustino

Adorei

Mais visto

Conteúdos Relacionados

Topo
0