O Cate - Inspiração DICA | Cosméticos naturais: o que você precisa saber antes de começar a produzir
17 de fevereiro de 2022
A imagem é uma foto tirada de cima. A mão de uma mulher branca segura um pote de vidro com spray. O pote contém um líquido amarelo. Ao fundo estão flores desenhadas.

DICA | Cosméticos naturais: o que você precisa saber antes de começar a produzir

A procura por um consumo mais consciente, assim como a demanda por produtos com menos compostos químicos, fizeram com que a demanda por cosméticos naturais conquistasse um espaço no mercado da beleza e um público cativo.

Desde produtos básicos de higiene, como desodorantes, xampus e sabonetes, até compostos mais elaborados, como argilas de hidratação facial e cremes antiacne, as possibilidades de fabricação são diversas para quem quer começar uma produção de cosméticos para consumo próprio ou como uma nova fonte de renda.

É importante destacar que o ponto mais sensível dessa área é a falta de uma legislação para o comércio artesanal desses produtos. Portanto, só é possível trabalhar de fato – e dentro da legalidade – a partir da industrialização deles. Embora seja comum essa venda paralela, somente as marcas industrializadas são autorizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Apesar disso, se você é uma pessoa que se interessa por esse tipo de empreendimento, veja abaixo algumas dicas sobre o que é preciso considerar antes de começar a produzir.

Público-alvo
Mulheres jovens são as maiores consumidoras desse mercado, principalmente, porque elas compram maior variedade e quantidade de produtos do que os homens. Entretanto, atualmente existe um aumento do número de rapazes que procuram opções naturais para substituir os seus itens de higiene convencionais.

Além do recorte de gênero e faixa etária, esse público-alvo também tem uma característica predominante: são pessoas que estão atentas à necessidade de mudar a lógica de consumo e procuram práticas mais sustentáveis para o meio ambiente.

Perfil empreendedor
A maioria das vezes, quem começa a produzir esse tipo de cosmético natural parte de uma motivação ideológica, posteriormente canalizada para o empreendedorismo. O ponto de partida costuma ser a vontade de reduzir o consumo de materiais nocivos ao meio ambiente – como as embalagens de xampu e condicionador convencionais, por exemplo – e de ajudar a criar uma cultura mais responsável entre as pessoas à sua volta.

É comum começar com opções caseiras – uso de vinagre, aveia, bicarbonato etc. A questão é que nem sempre essas soluções são tão práticas assim e, daí, é natural sentir curiosidade sobre como elaborar seus próprios produtos. O pontapé inicial para a criação de um cosmético exclusivo pode ser atender a uma necessidade pessoal ou de algum(a) amigo(a).

Conhecimento agregado e recomendações gerais
Apesar de naturais e de poderem partir de experimentações caseiras, para se profissionalizar nesse mercado é necessário dedicação e conhecimento em áreas diversas. A recomendação inicial é estudar bastante e ler conteúdos especializados para conseguir absorver o volume de informações.

Livros e cursos de aromaterapia, produção de óleos, plantas e cosmetologia natural são fundamentais, assim como conteúdos de terapia alternativa, estrutura da pele, medicina chinesa e a maior variedade de coisas a que você conseguir ter acesso. Hoje existe inclusive a graduação em naturologia, para quem vê a necessidade de se aprofundar.

Outra questão de mesma importância é consumir matéria-prima de produtores confiáveis, pois a maioria desses compostos estarão em contato direto com a pele. Sempre se atente à higienização dos materiais com que se está trabalhando e não misture eles com os utensílios domésticos. É altamente recomendável ter o material próprio para manipulação desses compostos, assim como o uso de álcool 70 para a limpeza antes de um novo uso.

Gostou? Então deixe nos comentários qual a sua experiência com cosméticos naturais ou as dúvidas que você gostaria de tirar!

[Total: 3    Média: 5/5]

10
Comentários

6 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
Vera Lucia Buzo de FreitasPortal CateJOSE DANTAS DOS REISJane Paula furtado CarvalhoMaria Dantas José Dantas da Gama Recent comment authors
newest oldest
Maria Dantas José Dantas da Gama
Membro
Maria Dantas José Dantas da Gama

Gostaria de saber se o curso é online e quantas aulas são.
Assistir alguns workshop de cosmetologia
natural.

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Maria. Tudo bem? Este é apenas um conteúdo de Dicas e Inspirações para vocês conhecerem melhor a área! Todos os conteúdos que estiverem sinalizados como “DICAS” não são cursos. Os cursos do portal se encontram na aba “CURSOS”, que você pode encontrar através deste link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/. Abraço!

ANGELA CRISTINA MARTINS MELO TELES
Membro
ANGELA CRISTINA MARTINS MELO TELES

esse curso é online ou presencial, gostaria de fazer a inscrição;

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Angela. Tudo bem? Este é apenas um conteúdo de Dicas e Inspirações para vocês conhecerem melhor a área! Todos os conteúdos que estiverem sinalizados como “DICAS” não são cursos. Os cursos do portal se encontram na aba “CURSOS”, que você pode encontrar através deste link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/. Abraço!

Maria Dantas José Dantas da Gama
Membro
Maria Dantas José Dantas da Gama

Boa tarde
Eu gostaria de aprender um pouco mais a respeito de cosmetologia natural, sei que a dificuldade é grande para se comerciar um negócio e ainda mais sendo sustentável.
Li muito sobre medicina chinesa e assisto os workshop da cosmetologia do bem com Iara .
O curso delas é caro e não tenho condição de fazer. Se vocês podem dá de graça porque não fazer.
Obrigada.

JOSE DANTAS DOS REIS
Membro
JOSE DANTAS DOS REIS

MARIA DANTAS EU SOU JOSE DANTAS

Jane Paula furtado Carvalho
Membro
Jane Paula furtado Carvalho

Já quero começar a fazer o curso

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Jane. Tudo bem? Este é apenas um conteúdo de Dicas e Inspirações para vocês conhecerem melhor a área! Todos os conteúdos que estiverem sinalizados como “DICAS” não são cursos. Os cursos do portal se encontram neste link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/. Abraço!

Vera Lucia Buzo de Freitas
Membro
Vera Lucia Buzo de Freitas

Na verdade gosto de toda idéia de usar substâncias naturais para a saúde e bem estar. Por gentileza havendo curso gostaria de participar

Vera Lucia Buzo de Freitas
Membro
Vera Lucia Buzo de Freitas

Tomo posso fazer a inscrição no curso. Tem algum previsto para começar?

Mais visto

Conteúdos Relacionados

Confira o que não pode faltar para quem está começando a montar seu salão de ...
Topo
0