A ginástica laboral pode ser definida como o conjunto de exercícios e alongamentos que são realizados no próprio local de trabalho, seja ele em casa, seja na rua ou no escritório. Além de trazer relaxamento e bem-estar, esse formato de ginástica ainda melhora a saúde e reduz as chances de acidentes.
Quando surgiu, em 1925, ela era chamada de ginástica de pausa, se referindo ao tempo de intervalo necessário para realizar as séries de movimentos, que levam de 10 a 20 minutos. Quer entender por que a prática da ginástica laboral é capaz de trazer benefícios para o organismo e o ambiente de trabalho? Confira:
Promove o bem-estar
Um dos benefícios da ginástica laboral é diminuir o estresse, aliviar as tensões e trazer mais energia e disposição para quem está em horário de trabalho. Além disso, alongar e exercitar os músculos também vai prevenir dores que surgem frequentemente em áreas como a lombar, o punho e as costas.
Por isso, um dos objetivos da prática a longo prazo é trazer bem-estar para a rotina do dia a dia. O resultado, no final, é vantajoso não só para a qualidade de vida pessoal dos profissionais, como também para o bem-estar coletivo da empresa.
Previne lesões
Algumas lesões são comuns no espaço de trabalho, principalmente para quem executa movimentos repetitivos, e as mais conhecidas são a Tendinite, a Bursite, a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
Mexer no mouse do computador, digitar, carregar peso ou fazer um mesmo movimento na produção de um item pode causar esses e outros problemas na articulação. A postura inadequada também vai ocasionar problemas na coluna, que se agravam com o tempo.
E como a ginástica laboral vai ajudar? Ela atua dando mais flexibilidade e resistência para as articulações, enquanto melhora também a circulação sanguínea das áreas com incidência de lesão.
Reduz acidentes
Além de atuar nas articulações, os exercícios de ginástica também:
- fortalecem a musculatura do corpo;
- trabalham a respiração, o que traz foco e atenção para as atividades;
- estimulam a consciência corporal.
Combinados, esses fatores reduzem o número de acidentes de trabalho e aumentam a segurança dos trabalhadores.
Estimula a prática de atividade física
Apesar de ser voltada para o momento das tarefas profissionais, a ginástica laboral tem o potencial de estimular uma vida mais ativa no geral, dentro e fora do trabalho. Isso porque mesmo com os exercícios sendo adaptados para um espaço menor, o seu resultado é real e tem efeitos na saúde física e psicológica!
Vale a pena usar os exercícios no trabalho como pontapé para estimular os exercícios no geral, em ambientes ao ar livre, nas academias e com ainda mais possibilidades!
Ah! E não deixe de conferir os aprendizados do portal Cate na área de saúde e bem-estar: clique aqui e tenha acesso a todos os cursos e artigos do site de forma on-line e 100% gratuita. Até a próxima!
boa tarde