O Cate - DICA | A inteligência artificial aplicada ao mundo dos jogos digitais
19 de julho de 2024
A imagem é uma foto. Encostada na parede, está uma mesa preta com um monitor, um mouse, um teclado e uma CPU dispostos sobre a sua extensão. Na cadeira de frente para a mesa, vemos um homem jogando um jogo digital com o uso do mouse e do teclado. Ele está de costas, veste uma camiseta na cor cinza e usa um fone de ouvido na cor preta.

DICA | A inteligência artificial aplicada ao mundo dos jogos digitais

A inteligência artificial (IA) e os jogos digitais são dois temas em destaque no setor de tecnologia. Com o mercado aquecido, a indústria de tecnologia deve seguir buscando profissionais que tenham conhecimento para agregar nessas áreas.

Sabe qual é o melhor? As inteligências artificiais já estão sendo usadas na indústria dos games, a partir de empresas e especialistas que estão avaliando as possibilidades dessa combinação poderosa.

O mercado de games 

Segundo a 11ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), lançada em 2024, 73,9% dos brasileiros jogam algum tipo de jogo digital. Entre os jogadores, 85% conhecem a inteligência artificial e cerca de 68% utilizam alguma das suas ferramentas no dia a dia.

A pesquisa, que entrevistou mais de 13 mil brasileiros em todos os estados, mostra a rápida popularização dos jogos e das ferramentas de IA entre a população. Vale lembrar que o Brasil é o maior mercado de games da América Latina e um dos maiores do mundo, movimentando cerca de 13 bilhões de reais por ano.

E no mundo não é diferente. A multinacional Nvidia, gigante do ramo da tecnologia, fez fama como fabricante de placas de vídeo (componente utilizado para melhorar a qualidade gráfica dos jogos). Hoje, ela investe na fabricação de chips para o desenvolvimento de inteligência artificial, e atingiu em junho deste ano a marca de empresa mais valiosa do mundo, com um valor de mercado de 3 trilhões de dólares.

IA generativa 

Uma das aplicações mais famosas das IAs é a geração de imagens, textos e sons. A capacidade de criar e organizar esses elementos tão rapidamente é uma das portas que estão se abrindo para o mundo dos games. Afinal, o desenvolvimento de um jogo passa justamente pelo trabalho de criação dos personagens, mapas, cidades, trilhas sonoras e conversas.

O elemento que já sente esse efeito são os NPCs, sigla que, em português, significa “personagens não jogáveis”: aqueles com os quais você interage ao longo do jogo, mas sem controlar. Em geral, esses personagens possuem suas falas, ações e comportamentos determinados pelo roteiro do jogo.

Agora, os desenvolvedores estudam formas de associar as IAs aos NPCs, permitindo que eles criem ações dentro do jogo.

Na prática

Um exemplo recente foi a atualização lançada no final de 2023 para o Gran Turismo, um dos mais famosos games de corrida. A atualização contou com um recurso inovador: o agente de corrida inteligente GT Sophy.

Segundo palavras do presidente da empresa desenvolvedora, divulgadas no site do jogo, o diferencial do GT Sophy é que ele “fornece a todos os jogadores um oponente formidável mais ‘humano’ para aprimorar a experiência de corrida”.

Já a Ubisoft, outra grande desenvolvedora de jogos, está testando com a Nvidia a tecnologia Neo NPC, que se propõe a gerar diálogos dentro dos jogos de maneira inteligente. Contudo, o desafio ainda é fazer com que as conversas tenham naturalidade e encaixem bem no roteiro de cada produção.

Expectativas 

Apesar da empolgação, os especialistas não sabem exatamente qual vai ser a proporção da combinação entre IA e games. Para alguns, ela em breve estará em todas as etapas do desenvolvimento de jogos; para outros, sua aplicação ainda é complexa e vai caminhar a passos mais lentos.

O mais importante agora é buscar qualificação e se manter atualizado nas novidades de tecnologia. Por isso, acompanhe o portal e compartilhe o texto com a sua rede!

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manda o curso pra nois fazer de graca se lokooo soltouiuuuu

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