Já parou para pensar em como a tecnologia afetou o setor de Recursos Humanos? Assim como em outras áreas, os bancos de dados e sistemas digitais também estão sendo aplicados ao trabalho dos profissionais de RH, impactando o processo seletivo, a gestão de informações profissionais e a comunicação interna das instituições! Veja os detalhes da transformação digital nos recursos humanos:
Transformação digital
Apesar de ter como base o uso das ferramentas tecnológicas, o objetivo da transformação digital envolve outros aspectos profissionais, como melhorar a organização, a integração e o ritmo dos fluxos de trabalho.
Quando falamos de um setor tão estratégico como os Recursos Humanos, muitas empresas entenderam que seria bom encontrar, na tecnologia, formas de minimizar os erros e ajudar o trabalho humano nas tarefas. Essas mudanças afetam não só os profissionais do RH, mas também todos os funcionários de uma empresa, o que torna o conceito ainda mais importante.
Processos seletivos
Os processos seletivos já apresentaram muitas alterações a partir do universo digital, começando pelo contato dos candidatos com as empresas e passando por várias etapas:
- Prospecção: plataformas como o LinkedIn conectam profissionais com empresas interessadas. Lá, os candidatos preenchem e enviam o seu currículo ao RH de maneira totalmente digital.
- Triagem de dados: já existem recursos de inteligência artificial (IA) para auxiliar na triagem dos candidatos com base nos dados informados pelo profissional (histórico de trabalho, competências etc.).
- Entrevistas: a realização de entrevistas no formato on-line também ficou mais comum com o uso de aplicativos de videoconferência, que são acessados por celular ou computador com internet.
- Testes de habilidade: também chamados de testes de competência, geralmente são voltados para a avaliação de escrita, conhecimentos técnicos ou dinâmica em grupo, e hoje podem ser realizados a distância por meio das próprias plataformas de emprego ou de empresa.
E, mesmo após a aprovação, o tema ainda está presente no desenvolvimento profissional do candidato. Afinal, o uso da educação on-line para qualificação profissional já conquistou o seu lugar no mercado, e o Cate oferece uma plataforma de cursos repleta de conteúdos relevantes para a sua carreira: clique aqui e acesse!
Comunicação interna
O contato com os funcionários também é uma questão central para o bom desempenho do setor de RH, isso significa: ter uma comunicação mais ágil e ser um canal aberto e transparente de informações.
Ferramentas como a intranet, uma rede privada para uso interno da instituição, abriram possibilidades de integração. O disparo de comunicados digitais, por exemplo, deixou a comunicação mais rápida e completa, tanto para informar temas relevantes da empresa quanto para fazer a gestão de crises no trabalho.
O ideal é que, além de tudo, as ferramentas tecnológicas também sejam usadas para permitir o feedback dos funcionários, além de disponibilizar em poucos cliques os documentos e dados que sejam de acesso geral da empresa.
Se você tem interesse em se qualificar para os processos seletivos ou estudar a área de Recursos Humanos e tecnologia, conheça alguns conteúdos relevantes do portal:
- Assistente de Recursos Humanos: atue na área de gestão de pessoas (CLIQUE AQUI)
- Elabora on-line (CLIQUE AQUI)
- Lógica de programação, front-end e back-end (CLIQUE AQUI)
- DICA | O que fazem as principais áreas da Tecnologia da Informação? (CLIQUE AQUI)
muito bom