O Cate - Inspiração DICA | Como empreender na área de TI
23 de fevereiro de 2023
A imagem é uma foto. Em um escritório doméstico, uma mulher negra está sentada em uma cadeira. Ela tem cabelos crespos, na altura dos ombros, veste uma blusa de manga comprida amarela e uma calça bege. Ela segura um celular entre as mãos. Na frente dela está uma mesa de escritório com dois grandes monitores de computador e outros itens, como teclado, mouse, papéis, porta-lápis, caneca, óculos de grau.

DICA | Como empreender na área de TI

Muito se fala da alta demanda de vagas para profissionais de tecnologia. O mercado de trabalho anda aquecido e as empresas de todos os segmentos procuram profissionais capacitados. Porém, não é apenas de emprego formal que a área de TI sobrevive. O empreendedorismo também é uma realidade e dá oportunidade para quem quer oferecer produtos e serviços.

Se você quer trabalhar de maneira autônoma ou ter seu próprio negócio, o portal Cate dá algumas dicas de como empreender na área de TI. Confira:

Desenvolvimento de sites, aplicativos e lojas virtuais

Já falamos por aqui da importância de construir um portfólio com projetos de desenvolvimento, ou seja, propondo soluções para negócios de pequenos empreendedores. Além de ser o pontapé inicial de um desenvolvedor em começo de carreira, essa pode ser a maneira de criar uma carteira de clientes com o mesmo perfil de tamanho ou nicho de atuação.

Com as vendas acontecendo cada vez mais on-line, sites, aplicativos e lojas virtuais se tornaram imprescindíveis e profissionais capacitados para oferecer esses serviços, com preços condizentes ao tamanho dos clientes, encontram oportunidades de trabalho.

Veja como montar uma loja virtual.

Manutenção de equipamentos

No Brasil, o conserto e a manutenção de equipamentos tecnológicos ainda é uma realidade. Diferentemente de outros lugares, onde se descarta celulares e computadores no primeiro problema, por aqui ainda é preciso contar com especialistas que saibam trocar baterias, placa de vídeo, aumentar memória, montar equipamentos customizados e muito mais.

Para esse profissional ser ainda mais completo, é interessante saber instalar e atualizar sistemas operacionais, dando suporte para quem não sabe fazer isso sozinho.

Aulas

A busca por formação na área de tecnologia só cresce. Desde pessoas que precisam começar no letramento digital, aprendendo coisas básicas, como utilizar o e-mail e o pacote Office, até quem quer se profissionalizar para trabalhar com software, hardware ou redes.

Os profissionais com conhecimento técnico e que ainda gostem de ensinar podem oferecer aulas particulares, formar pequenos grupos de alunos ou mesmo disponibilizar cursos on-line de temas específicos em plataformas de ensino.

Se essas ideias o incentivaram, não deixe de fazer o curso on-line e gratuito: “Empreendedorismo 2: como planejar o seu negócio” . E para saber mais sobre tecnologia, confira a matéria “5 curiosidades sobre a área de tecnologia da informação”.  

[Total: 1    Média: 5/5]

3
Comentários

1 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Murillo Fernandes RomeroPortal Catealison richard Recent comment authors
newest oldest
alison richard
Membro
alison richard

Gostaria de fazer curso

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Alison. No portal Cate você encontra o curso “Empreendedorismo 2: como planejar o seu negócio”, que é oferecido pela instituição TimTec. Vá para a página do curso acessando o link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/empreendedorismo-2-como-planejar-seu-negocio/. Quando carregar, clique em “ACESSE” e você será direcionado para a página da instituição TimTec. Lá, será necessário fazer cadastro com login e senha para acessar os aprendizados. Continuamos à disposição. Abraços.

Murillo Fernandes Romero
Membro
Murillo Fernandes Romero

Sim

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0