O Cate - Curso DICA | Como proteger os dados do seu negócio.
13 de dezembro de 2023
A imagem é uma ilustração com fundo de cor roxa. No centro da imagem há uma mão branca segurando um celular. Na tela do celular há um símbolo com um cadeado fechado sobre um fundo azul-claro.

DICA | Como proteger os dados do seu negócio

A segurança da informação virou tema central quando o assunto é evitar golpes bancários e prejuízos causados pelo vazamento de dados financeiros. O caminho para se proteger é um só: conhecer bem as ferramentas que você utiliza no trabalho e prestar atenção às suas atividades on-line. Acompanhe as dicas que preparamos para você! 

Tenha cuidado ao anotar suas senhas 

No dia a dia usamos um monte de senhas diferentes no celular: algumas pras redes sociais, outras pro desbloqueio do celular e ainda tem aquelas pros aplicativos bancários. Não é recomendado anotar essas chaves de acesso no aparelho, porque, em caso de perda ou invasão, as informações anotadas em blocos de notas ou mensagens correm risco de serem encontradas, o que compromete a segurança das suas contas.  

Ative a verificação em duas etapas 

Se você usa bastante o Instagram, deve ter ouvido falar de casos de hackeamento de conta em que o perfil é utilizado para aplicar golpes nos seguidores. Além de prejudicar sua rede social, que é uma importante ferramenta de contato com o público, as contas de Facebook, Google e afins também são usadas para entrar em outras aplicações ou sites. 

Por isso, a recomendação é deixar a verificação em duas etapas sempre ativada. A ferramenta só permite que a conta seja acessada depois de digitar a senha e fazer uma confirmação adicional por e-mail ou celular. 

Para ativar a verificação no Google, vá até “Conta do Google”, “Segurança”, “Verificação em duas etapas”. 

No Instagram e no Facebook, procure “Configurações e privacidade”, “Central de contas”, “Senha e segurança”, “Autenticação de dois fatores”.  

Então, escolha qual método de confirmação você prefere usar e confirme o procedimento. 

Verifique a rede wi-fi 

Para acessar dados bancários, jamais utilize rede pública, como de restaurantes, shopping centers e locais com muita concentração de pessoas. As redes públicas são de livre acesso para qualquer um, inclusive hackers e golpistas, que se aproveitam da fragilidade no sistema de segurança da rede. 

Não clique em links suspeitos 

Os links são uma forma conhecida de enganar quem está navegando na internet. Eles vêm em e-mails, SMS e mensagens e levam a vítima para um site com vírus ou atividade de invasores cibernéticos. Esse método é conhecido pelo nome em inglês phishing. Os criminosos criam uma mensagem que parece ser real e confiável, quando, na verdade, se trata de uma encenação para fazer a pessoa clicar no link mal-intencionado. 

Para descobrir mais sobre a área de Segurança da Informação, acesse uma dica do Portal Cate clicando aqui. 

[Total: 0    Média: 0/5]

2
Comentários

1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Portal Catealcino pereira dos santos Recent comment authors
newest oldest
alcino pereira dos santos
Membro
alcino pereira dos santos

Interessante!gostei das dicas útil e prático simples assim 😃👍

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Que bom que esse conteúdo foi útil para você, Alcino! Se quiser explorar mais conteúdos e cursos da área de tecnologia, clique em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/tecnologia/. Continuamos à disposição. Abraço!

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Saiba como planejar e organizar seu conteúdo de mídias sociais. ...
Topo
0