Já percebeu que as barbearias têm ganhado muito destaque no segmento da beleza? Esses estabelecimentos têm como público-alvo homens que buscam um atendimento especializado e diferenciado para o visual. Os serviços mais procurados são barba e cabelo, mas também há negócios que apostam em tingimento e depilação, por exemplo.
Com a procura em alta, quem quer empreender no ramo precisa ter na ponta da língua quais itens são essenciais para o negócio funcionar. Os materiais básicos vão desde a estrutura do lugar até os utensílios e produtos que passam pelas mãos dos profissionais. Se você se interessou e quer saber tudo que é necessário para começar uma barbearia, confira o passo a passo:
Se você se interessou e quer saber tudo que é necessário para começar uma barbearia, confira o passo a passo:
Toda barbearia precisa de uma estrutura mínima para que o lugar possa receber equipamentos e clientes. Isso inclui:
LAVATÓRIO
Para realizar a lavagem dos fios antes ou depois do atendimento.
CADEIRA RECLINÁVEL
É onde o cliente se sentará para receber o serviço! A cadeira reclinável permite que o(a) barbeiro(a) posicione o ângulo de acordo com o trabalho que está sendo feito. Assim, pode escolher ter uma visão melhor do pescoço ou do topo da cabeça, por exemplo.
GAVETAS E COMPARTIMENTOS
Serão responsáveis por guardar todos os produtos e ferramentas!
Os espelhos têm a função de orientar o profissional ao longo dos processos de corte, aparagem e acabamento, permitindo também que o cliente acompanhe o trabalho que está sendo feito. Para essa função, são necessários dois tipos de espelhos, o fixo e o manual:
ESPELHO FIXO
Fica logo à frente da cadeira reclinável e deve ter tamanho suficiente para se ver tanto o(a) barbeiro(a) trabalhando, quanto a cabeça e os ombros do cliente.
ESPELHOS MANUAIS
São usados para mostrar diferentes ângulos do cabelo e da barba e são posicionados pelo próprio profissional conforme a necessidade.
Agora que a sua barbearia já possui espelhos, lavatório e um lugar confortável para colocar a mão na massa, é hora de preparar as ferramentas do dia a dia. Cada barbeiro(a) precisa ter à disposição alguns itens, como:
TESOURA DE CORTE E TESOURA DENTADA
Fica logo à frente da cadeira reclinável e deve ter tamanho suficiente para se ver tanto o(a) barbeiro(a) trabalhando, quanto a cabeça e os ombros do cliente.
MÁQUINA DE CORTE E MÁQUINA DE ACABAMENTO
A de corte serve para tirar fios de forma bruta, sem detalhes. Já a máquina de acabamento possui lâminas mais finas e é perfeita para fazer o “pezinho”, riscos no cabelo e outras finalizações.
ESCOVA DE CABELO E PENTES
Utensílios indispensáveis para a rotina de trabalho! As escovas e os pentes podem ter muitas utilidades: desembaraçar, pentear e até ajudar no processo de secagem.
PINCEL DE BARBEAR
Sua principal função é espalhar o creme de barbear na face e preparar a região para receber a navalha.
Outro investimento que não pode faltar na sua barbearia são os cosméticos. Vale ressaltar que os produtos químicos afetam a saúde dos fios e devem ser escolhidos com bastante atenção:
SHAPOOS E CONDICIONADORES
Fica logo à frente da cadeira reclinável e deve ter tamanho suficiente para se ver tanto o barbeiro(a) trabalhando, quanto cabeça e ombros do cliente.
CREME DE BARBEAR E PÓS-BARBA
Também são itens obrigatórios, pois preparam a pele antes e depois do serviço de barba.
MODELADORES
Servem para finalizar a barba e o cabelo, dando a eles um aspecto mais natural.
CERA E BIGODE
alinha os fios rebeldes e é voltado especificamente para o bigode, uma parte marcante da barba que também merece atenção especial.
E aí, anotou tudo? As informações que separamos acima são a base do funcionamento de uma barbearia. Se você gostou do conteúdo, não deixe de dar uma olhada no curso online e gratuito de Barbearia: aprenda técnicas de cabelo e barba. Compartilhe e espalhe o aprendizado!
Adorei
AJUDO BASTANTE BRIGADO