
Sabia que a cidade de São Paulo conta com mais de 8 mil barbearias espalhadas pela cidade? Em meio a alta do setor, que deve continuar crescendo até 2030, os empreendedores procuram formas de se destacar da concorrência e atrair mais clientes, o que exige disposição para estudar e se atualizar das tendências.
Assim sendo, lembre-se: o serviço de uma barbearia começa logo na recepção! O atendimento e o cuidado com os detalhes fazem a diferença desde a entrada até a hora do pagamento. Veja alguns diferenciais que separamos para a sua barbearia:
- Aposte em serviços especializados
Ampliar o catálogo de serviços é uma forma de destacar o seu negócio e atrair mais clientes. Considere apostar na venda de:
- hidratação capilar;
- hidratação facial;
- limpeza de pele;
- depilação de nariz, orelha e sobrancelhas;
- tonalização capilar;
- massagem capilar;
- selagem capilar;
- máscaras faciais;
- manicure e pedicure;
- Dia do Noivo.
- Crie programas de fidelidade e assinaturas
Os programas de fidelidade consistem no acúmulo de pontos que podem ser trocados por prêmios e promoções. Esse tipo de iniciativa tem como vantagens gerar mais engajamento e recompensar os consumidores que são fiéis ao seu negócio.
Exemplo: cada corte e barba é equivalente a 1 ponto. O cliente que juntar 10 pontos ganha um desconto de 50% no próximo serviço!
Já nos serviços de assinatura, a barbearia oferece planos com valores mensais, trimestrais ou anuais e o cliente que aderir ganha acesso a um pacote exclusivo de serviços.
- Aproveite as datas comemorativas
Que tal aproveitar o carnaval, as festas de fim de ano e outras datas comemorativas para lançar uma ação promocional? A procura por serviços de beleza é impulsionada por esse tipo de celebração, e uma promoção pode ser o estímulo que faltava para o cliente procurar o seu negócio.
Outra ideia legal é oferecer um combo promocional para aniversariantes. Por exemplo, fazendo barba e cabelo, o cliente que faz aniversário no dia pode ganhar um serviço adicional, como hidratação ou um produtinho para aplicar em casa. Na hora do agendamento, é só pedir a comprovação com documento de identidade e garantir mais uma venda.
- Estabeleça parcerias com empresas próximas
Outro caminho para aumentar as vendas é buscar parcerias com empresas da sua região e propor atividades compartilhadas: promoções conjuntas, ações de marketing e colaboração no fornecimento de produtos. Clique aqui e ouça o PodCate completo sobre parceria entre empresas!
- Venda de produtos
Para quem quer manter o cuidado com os fios mesmo estando em casa, a venda de produtos é um grande atrativo:
- balms (cremes) para hidratação;
- pomadas modeladoras;
- xampus para barba;
- óleos para os fios;
- loções e cremes hidratantes para pele;
- pentes e escovas.
Todos esses produtos seguem ganhando a atenção do público masculino, ou seja: bom momento para investir!
- Tenha uma ficha de atendimento
Saber as preferências do cliente vai ajudá-lo a aprimorar o serviço e fidelizar um público para a sua empresa. Pensando nesse atendimento cada vez mais personalizado, algumas barbearias investem em fichas de atendimento digitais, em que o cliente preenche informações como nome, idade, preferências de corte, barba, uso de produtos, indicação de regiões sensíveis e tipo de pele, além da adesão a serviços extras.
Mas não esqueça que, ao pedir dados do cliente, a empresa deve tratar as informações com responsabilidade e seguindo algumas medidas legais. Veja mais sobre o tema clicando aqui!
- Torne a espera mais confortável
Se você quer causar uma boa primeira impressão, não deixe de investir em um local de espera agradável. Esse ponto pode não parecer importante, mas com certeza vai ser levado em conta pelo cliente na hora de aguardar a vez de ser atendido. Portanto, que tal separar uma ou duas poltronas confortáveis, oferecer um cafezinho e posicionar uma televisão para que ele relaxe enquanto aguarda?
Se você gostou da dica de hoje, não esqueça de compartilhar o texto nas redes e enviá-lo para os seus amigos e familiares que se interessam pela área de barbearia!
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