Se você está em busca de novas maneiras de gerar renda, precisa conhecer a atividade de marido de aluguel. Esse profissional, também conhecido como “faz-tudo”, é capacitado para fazer reparos e manutenção em ambientes residenciais e comerciais.
Apesar do nome, muitas mulheres exercem essa atividade, em que é necessário ter conhecimento sobre hidráulica e elétrica e noções de serviços de pedreiro. Com essas habilidades o marido de aluguel pode atender as mais diversas demandas, como:
- instalação de lustres e chuveiros,
- instalação de cortinas e prateleiras,
- limpeza de lajes e caixas-d’água,
- montagem de móveis,
- contenção de pequenos vazamentos,
- instalação de tomadas,
- pintura,
- instalação de quadros.
Esses são apenas alguns exemplos dos serviços que um marido de aluguel pode oferecer. Para aprender a executá-los, é recomendado procurar cursos de formação. O Portal Cate tem o curso on–line e gratuito “Introdução a elétrica: conheça os princípios básicos para ser eletricista“.
Caixa de ferramentas
Dada a diversidade de situações que podem aparecer, é ideal que um marido de aluguel esteja preparado para tudo. Por isso, alguns itens essenciais da caixa de ferramentas são:
- martelo,
- chave Phillips,
- chaves de fenda de diferentes tamanhos,
- furadeira,
- trena,
- alicates de diferentes tamanhos,
- lanterna,
- nível,
- fita isolante,
- pregos e parafusos.
Em serviços muito específicos, como pintura, o cliente pode comprar o material de trabalho, e o profissional cobra apenas a mão de obra. Outra possibilidade é o profissional comprar o material e adicionar o investimento ao valor cobrado pelo trabalho.
Quanto cobrar
Geralmente esse tipo de profissional cobra seu trabalho de duas maneiras. A primeira delas é por diária, ou seja, cerca de oito horas de serviço nas quais ele pode resolver diversas questões ou finalizar um serviço grande. A segunda maneira é cobrar por serviço realizado.
O valor cobrado pode variar muito conforme a experiência do profissional e a região onde realiza o serviço. Para entender como calcular o preço e as formas de pagamento, leia a dica “Quanto devo cobrar pelo meu produto”.
É sempre bom se lembrar de negociar com o cliente antes de começar o serviço. Outro ponto importante é estar aberto para fazer pacotes de desconto: isso é um diferencial!
O profissional também pode se formalizar como MEI (Microempreendedor Individual), se cadastrando na categoria de reparos domésticos. Assim, ele pode emitir nota fiscal.
Divulgação
A divulgação é a alma de todo negócio. Por isso, é importante pensar em estratégias de exposição do trabalho. Hoje em dia as redes sociais são recursos muito efetivos para profissionais autônomos. Além de mostrar os trabalhos realizados, é possível compartilhar depoimentos de clientes, o que inspira confiança.
Para mais dicas sobre como divulgar e vender usando o Instagram, clique aqui.
Outra maneira é deixar cartões de visita ou folhetos nos estabelecimentos comerciais da região onde trabalha.
Muito bom
interessanteeee
Interessante eu gostaria de trabalhar nesta midalidade
Olá, Everton. Que tal acessar a nossa dica de como vender o seu serviço usando o Instagram? Você pode acessá-la no link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/inspiracoes/gestao-empreendedorismo-e-trabalho-inspiracoes/veja-o-passo-a-passo-de-como-vender-usando-o-instagram/. Abraços!