O Cate - Inspiração DICA | Como traçar metas adequadas para o meu negócio?
26 de janeiro de 2023
A imagem é uma foto. O ambiente é um escritório e, ao fundo, desfocadas, vemos uma parede branca e uma estante cheia de livros. O foco está na lateral de uma mesa de escritório, onde um homem negro faz anotações com a mão direita, enquanto mexe no computador com a mão esquerda. Ele veste camiseta azul de mangas compridas e está com olhar concentrado nas anotações. Sobre a mesa, podemos ver também um celular e uma luminária na cor preta, além de uma caneca branca posicionada mais ao fundo.

DICA | Como traçar metas adequadas para o meu negócio?

Definir metas é uma tarefa muito importante para qualquer negócio que procura superar desafios e se manter como uma fonte de geração de renda. Com o ano de 2023 começando, estamos em um bom momento para o empreendedor traçar esses caminhos de curto e longo prazo, ou seja, estabelecer o que ele quer alcançar em um prazo de semanas, meses ou anos!

Para isso dar certo, é necessário ficar atento a alguns detalhes que explicaremos ao longo deste texto. Então, separe caneta e papel e vamos aprender mais sobre a criação de metas:

Conhecendo o seu negócio

Antes de tudo, a criação de metas exige um bom conhecimento de tudo que acontece na empresa, em áreas como finanças, estoque e divulgação do serviço.

Na parte financeira, é essencial que o microempreendedor saiba qual é a situação das suas dívidas, quanto dinheiro tem a ser recebido e o valor em caixa. Esses são os elementos essenciais para fazer um balanço financeiro, como já mostramos aqui no portal Cate (acesse clicando aqui).

No caso da venda de produtos, a organização do estoque é outro ponto importante. Essa atividade envolve saber quais itens estão parados e qual a disponibilidade de cada produto para os próximos períodos. Se você ainda não sabe como organizar seu estoque de forma adequada, acesse a dica sobre o assunto: clique aqui.

Metas e objetivos

No mundo dos negócios, existem muitos métodos diferentes para a criação de metas. O propósito deles é entender quais são os requisitos para que uma meta tenha mais chance de ser realizada.

Um dos princípios mais usados é o de que a meta precisa ser relevante para um objetivo mais amplo da sua empresa. Então, se o objetivo do negócio é aumentar a geração de renda, as metas devem avançar nessa direção. Confira algumas metas comuns:

  • Quitar uma ou mais dívidas.
  • Aumentar o retorno dos clientes pelas redes sociais.
  • Executar um plano de divulgação para datas comemorativas.
  • Impulsionar a venda de um produto que está em baixa.

O ponto-chave aqui é avaliar a condição atual e entender quais metas podem contribuir para que seu objetivo fique mais próximo!

Defina um prazo

Uma vez que você já sabe o que precisa atingir, é hora de estabelecer um prazo para a conclusão da sua meta. Contudo, essa é uma etapa que exige ter cuidado, colocar os pés no chão e lembrar dos pontos fortes e fracos do seu negócio. Afinal, um outro princípio utilizado na área é o de que as metas precisam ser alcançáveis.

Isso significa que não é recomendado definir um prazo muito difícil de ser cumprido. Por exemplo: uma dívida grande dificilmente pode ser quitada em apenas um mês. Mas, e se você definir o prazo de um ano? As tarefas necessárias para atingir a meta serão divididas ao longo dos meses, tornando tudo mais viável.

O resultado é que o empreendedor terá tempo para estudar o caixa da empresa, definir quanto dinheiro ele pode disponibilizar por mês para o pagamento, realizar um processo de renegociação da dívida (se for o caso) e iniciar os pagamentos de acordo com o caixa disponível! Percebeu como cada meta deve estar de acordo com a situação atual da empresa? Por essa razão, falaremos agora da importância de um plano de ação!

Plano de ação

Basicamente, um plano de ação são as tarefas ou etapas que vão fazer com que a meta se concretize! Vamos supor que uma loja de roupas tem como proposta para o primeiro semestre de 2023 melhorar o atendimento on-line e aumentar o engajamento dos clientes através de redes sociais e WhatsApp. As etapas necessárias para a realização dessa meta incluem:

  1. Entender qual é o público-alvo da loja.
  2. Fazer uma identidade visual para deixar os posts do Instagram e do Facebook mais atrativos.
  3. Escrever modelos de mensagens que possam ser encaminhadas pelo WhatsApp.
  4. Aumentar a rede de contatos.

O plano de ação vai orientar as atividades ao longo do tempo previsto, e o portal Cate conta com vários conteúdos úteis para a construção de um plano de ação. Confira alguns:

  • DICA | Como responder aos seus clientes nas redes sociais: clique aqui
  • DICA | Entenda o que é identidade visual e como aplicá-la nas redes sociais: clique aqui
  • DICA | PodCate: Como prospectar novos clientes: clique aqui
  • DICA | Como renegociar a sua dívida de empréstimo: clique aqui
  • DICA | Como fazer um bom post para as redes sociais: clique aqui
  • DICA | Entenda o que é persona e público-alvo de uma marca: clique aqui

Entendeu como as metas da empresa podem ser construídas para potencializar seus objetivos? Compartilhe com os amigos empreendedores e ajude sua rede a evoluir coletivamente!

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Valdecir Lopes
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Olá, Valdecir! Agradecemos muito o seu comentário. Estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de vocês aqui no portal. Se quiser encontrar mais aprendizados na área de gestão, empreendedorismo e trabalho, acesse: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/. Continuamos à disposição. Um abraço!

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