O Cate - Curso DICA I O que é gastronomia social?
6 de março de 2024
A imagem é uma foto. Em um ambiente de cozinha industrial, um homem negro está em destaque. Ele veste uniforme completo de chef de cozinha e segura uma cumbuca vermelha com temperos. Outros chefs estão ao fundo.

DICA I O que é gastronomia social?

Segundo pesquisa feita pelo IBGE em 2022, 80 milhões de brasileiros convivem com algum grau de insegurança alimentar. Isso quer dizer que essas pessoas não têm acesso a alimentos de boa qualidade nutricional, não conseguem comer a quantidade de alimentos necessária para a saúde do organismo ou mesmo passam mais de um dia sem se alimentar.

Por outro lado, ainda segundo o IBGE, cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil acabam no lixo, por volta de 46 milhões de toneladas por ano.

Essa realidade contraditória fez nascer, entre os profissionais da área, a gastronomia social, com intuito de usar toda a potencialidade do mercado de comidas e bebidas para impactar positivamente a sociedade e combater a vulnerabilidade.

Mas como isso acontece na prática? As iniciativas de gastronomia social visam quatro frentes. Veja abaixo.

• Inclusão social e segurança alimentar: Por meio de programas sociais e políticas públicas, essa frente visa garantir o direito constitucional de que todo cidadão tenha acesso a comida de qualidade e na quantidade suficiente. Refeitórios populares e distribuição de cestas e marmitas são algumas das ações voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade.
  • Qualificação profissional: Oferecer treinamento e qualificação gratuita na área da gastronomia é um dos pilares da gastronomia social. Assim, pessoas com dificuldade de acesso ao mercado de trabalho passam a ter habilidades de cozinha, o que ajuda tanto quem busca emprego quanto quem quer fazer e vender os próprios produtos.
  • Iniciativas comunitárias: Fortalecer vínculos e a cultura local também é foco da gastronomia social, que incentiva produtores, mercados e restaurantes locais com o apoio de organizações privadas ou do terceiro setor.
  • Sustentabilidade: Para combater o desperdício, a gastronomia social incentiva e ensina a usar produtos sazonais e elementos que seriam rejeitados, ou seja, jogados no lixo.

Observatório da Gastronomia

A cidade de São Paulo conta o Observatório da Gastronomia da Prefeitura, idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho como um espaço de articulação direcionado ao fortalecimento da cadeia gastronômica.

O Observatório da Gastronomia tem como objetivo potencializar aspectos ligados a economia, cultura, segurança alimentar, sustentabilidade e turismo, alinhados com os conceitos da gastronomia social. Uma das iniciativas é o curso “São Paulo: observando o mercado gastronômico”, on-line e gratuito no Portal Cate. Para fazer a sua inscrição é só clicar aqui