Transformar as habilidades de marcenaria em um projeto de negócio é uma oportunidade de gerar renda e ainda estimular a criatividade criando acabamentos, estruturas personalizadas, itens decorativos e muito mais.
Para que tudo ocorra conforme planejado, é necessário estar por dentro de todos os detalhes que envolvem a função, os desafios e as possibilidades. Separamos tudo que você precisa saber antes de abrir um negócio de marcenaria. Acompanhe!
Do planejamento à execução
Antes de tudo, é importante lembrar que o trabalho de marcenaria passa por várias etapas, o que exige qualificação e experiência dos profissionais. Cursos, eventos profissionais e workshops são formas de ampliar a bagagem de quem trabalha na área e garantir maior segurança e qualidade nos serviços.
Desde a ideia até a realização de um projeto, o caminho passa pelo esboço de uma peça ou estrutura e, depois, parte para:
- a escolha do material;
- os trabalhos de corte;
- o lixamento;
- o furacão;
- o acabamento;
- a montagem;
- a manutenção;
- o conserto.
Dependendo do tipo de projeto, pode ser preciso embalar e transportar ou interpretar outros detalhes técnicos como plantas e desenhos estruturais.
Entenda seu projeto
Mas, afinal, com tantas tarefas para avaliar, como projetar o fluxo de trabalho de uma empresa que está surgindo agora? Para isso, é necessário entender o público e o produto que será oferecido.
A área de móveis planejados é um serviço bem comum para quem trabalha na área, mas exige maior personalização, uma vez que o produto é feito sob encomenda. Ou seja, a venda é realizada antes da produção, sendo necessário ter uma estrutura que dê conta dos mais variados projetos.
No caso dos produtos para pronta entrega, a produção é realizada antes da venda, e o cliente escolhe dentre as opções disponíveis no catálogo para fazer a compra. Nessa opção, surge outro requisito, que é a organização de estoque. O portal já deu dicas muito legais sobre público-alvo, organização de estoque e divulgação dos produtos (que é uma habilidade essencial em todos os casos):
Fotografia com celular: técnicas para fotografar produtos – CLIQUE AQUI
Dica | Entenda o que é persona e público-alvo de uma marca – CLIQUE AQUI
Dica | Organizando o estoque do seu negócio – CLIQUE AQUI
Sustentabilidade
Escolher o tipo de madeira que será utilizada em cada projeto é uma etapa que vai ser determinante para os fluxos de negócio. Um dos primeiros critérios é sempre comprar madeira que tenha a origem verificada, com certificação e legalização dos órgãos governamentais.
Outra preocupação é usar MDFs e compensados, que contêm menos madeira na composição, ou então apostar nos materiais recicláveis, como paletes, caixotes e restos de móveis.
Não se esqueça de regularizar o negócio! Assim como em outras atividades, a marcenaria exige o cadastro de CNPJ, seja como microempreendedor individual (com faturamento anual de até 81 mil reais), seja como microempresa (ME).
Estar regularizado e levar em conta práticas sustentáveis vai abrir oportunidades e ajudar a diminuir o impacto ambiental!
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