Sabia que a arte de contar boas histórias não é exclusividade dos livros e das reportagens jornalísticas? Quem trabalha com a divulgação do próprio negócio também deve apostar nas habilidades do storytelling, como é chamada, em inglês, a técnica de criar narrativas para se conectar com o público.
Mas não basta contar qualquer história: é necessário entender a realidade do serviço que você oferece, antes de aplicar a técnica no marketing da empresa.
Criando conexão com o público
Uma das principais vantagens do storytelling é causar emoções em quem lê ou assiste a uma propaganda. Despertar curiosidade, empatia, esperança e/ou boas risadas, são formas de fortalecer a marca e fazer com que ela seja lembrada pelos consumidores.
Antes de alcançar esse objetivo, no entanto, empreendedores devem conhecer seu público-alvo. Quem são as pessoas que podem se interessar pelo produto/serviço? Qual solução a empresa oferece para elas? Antes de começar uma estratégia de marketing eficaz, se aprofunde nos conceitos de persona e público-alvo (clique aqui) e navegue pela trilha de marketing digital do portal Cate (clique aqui).
O seu negócio em destaque
Boas narrativas também são uma oportunidade para se diferenciar da concorrência e dar destaque para o seu negócio. O storytelling pode ser aplicado em textos, imagens e vídeos a serem postados nas redes sociais, com o objetivo de inovar na comunicação e aumentar o engajamento dos usuários.
Aqui, o segredo é treinar bastante a escrita e a criatividade. Com caneta e papel na mão, comece construindo histórias simples sobre a trajetória da empresa, sua missão enquanto empreendimento, e as soluções que oferece.
Isto feito, você pode transformar esses roteiros em vídeos para o TikTok e para o Instagram, por exemplo, com aplicativos de edição para smartphone. Além disso, tenha sempre atenção às tendências e aos recursos das redes sociais, o que pode ajudar na busca por inspiração.
Quais histórias contar?
A seguir, separamos alguns exemplos de histórias que podem aumentar o engajamento com o público:
Jornada da empresa: faça um relato da história da empresa, e da sua motivação para empreender.
Casos de sucesso: sabe aquele serviço que ficou do jeitinho que os clientes e você queriam? Que tal contar um pouco dos desafios e dos resultados alcançados?
Compartilhe os seus planos: você tem perspectiva de oferecer um novo serviço ou expandir a área de atuação? Conte como e por que essa ideia surgiu e envolva seu público nessa nova etapa.
Antes/depois: fazer um “antes e depois” de um serviço prestado é uma ótima maneira de contar uma história curta, mas que pode ter muito significado para quem está buscando soluções.
Curiosidades: separe aquela informação que pouca gente sabe sobre o seu trabalho, e crie uma história com base nela. Uma opção é trazer exemplos da vida real e mostrar como as coisas acontecem na prática, independentemente do seu ambiente de trabalho: seja uma construção, uma cozinha ou um ateliê!
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