O Cate - Inspiração DICA | Como trabalhar com Lettering
27 de setembro de 2022
A imagem é uma foto. Na rua de uma cidade estão três lojas com as portas de metal fechadas. Em cada uma delas estão desenhadas em lettering as respectivas letras, a, b e c.

DICA | Como trabalhar com Lettering

O lettering, que significa letras em português, é a técnica de desenhar palavras. Isso mesmo, desenhar! Quando um especialista – e, por que não, artista – faz um lettering, sua preocupação não é apenas escrever uma palavra para que os outros entendam, mas compor uma forma que alie técnica, estilo e personalidade.

O processo de criação de um lettering é bem parecido com o de um desenho. Primeiro, é preciso fazer o rascunho a lápis em um papel e, depois, ir trabalhando aos poucos com os materiais escolhidos, que podem ser lápis de cor, canetas, pincéis ou o que a imaginação do artista quiser.

Por isso, essa especialidade exige estudo (existem muitos vídeos e cursos on-line disponíveis), prática e tem espaço no mundo do trabalho! Confira alguns deles:

Criação de estampas

Como dissemos, o lettering é uma arte, por isso pode ser usado para estampar diversos tipos de superfícies, como camisetas, canecas, cadernos, bonés, almofadas, etc. Assim, é possível encontrar oportunidade de trabalho em empresas de moda e decoração, e até mesmo trabalhar por conta própria, oferecendo esse serviço ou criando sua própria marca.

Criação de identidade visual

As marcas precisam de logo, assinatura, cartões, entre outros elementos que podem ser feitos com lettering. A identidade visual é um campo farto para quem domina essa técnica, porque podem surgir novos materiais a serem criados, dependendo do tipo de cliente. No caso de um restaurante, por exemplo, a criação da placa da entrada e do cardápio.

Conheça mais sobre identidade visual aqui 

Arte em paredes

Empresas e agências de publicidade recorrem muito ao lettering para imprimir seus valores em suas paredes e ainda deixar o ambiente mais agradável. Outra possibilidade é a pintura em fachadas de lojas e cafés.

Dar aula

Quem já domina as técnicas de lettering, outra ótima opção de geração de renda é ensinar aqueles que querem se iniciar nesse mundo.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

[Total: 1    Média: 4/5]

4
Comentários

2 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Portal CateRaquel Martins de Souzapatricia rocha da silva Recent comment authors
newest oldest
patricia rocha da silva
Membro
patricia rocha da silva

olá onde encontro o curso de lettering

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Patrícia. Infelizmente, ainda não oferecemos o curso de Lettering. O conteúdo acima é apenas para uma dica vocês conhecerem melhor as possibilidades do mercado de trabalho. Contudo, você pode encontrar todos os cursos na área de economia criativa através do link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/economia-criativa. Lembrando que todos os conteúdos sinalizados como “DICA” não são cursos. Abraços.

Raquel Martins de Souza
Membro
Raquel Martins de Souza

Eu quero muito muitooooooooooo esse curso!

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Raquel. Infelizmente, ainda não oferecemos o curso de Lettering. O conteúdo acima é apenas para uma dica vocês conhecerem melhor as possibilidades do mercado de trabalho. Contudo, você pode encontrar todos os cursos na área de economia criativa através do link a seguir: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/economia-criativa. Lembrando que todos os conteúdos sinalizados como “DICA” não são cursos. Abraços.

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Aprenda a fazer a técnica japonesa para criar bonecos e personagens com crochê ...
Topo
0