Bolo bom é aquele que começamos a comer com os olhos. Ou seja, que surpreende desde a aparência até a última mordida. Por isso, a qualidade da cobertura e o acabamento dado são tão importantes e ajudam a valorizar o preço e o trabalho de quem faz.
Outra coisa que ajuda quem trabalha com confeitaria a ganhar mais clientes e a gerar mais renda é a versatilidade. Por exemplo, saber fazer coberturas com técnicas variadas, agradando públicos diferentes.
Por isso, apresentamos a seguir algumas das coberturas mais usadas na confeitaria, com algumas curiosidades e informações sobre elas. Confira:
PRINCIPAL USO
O tipo de cobertura mais usado quando o assunto é decoração artística. É possível fazer personagens, detalhes ou mesmo cobrir o bolo inteiro com pasta americana. Ela também é muito utilizada para enfeitar cupcakes e biscoitos.
IMPORTANTE
A pasta americana não pode ir à geladeira e requer bastante treino para aprender abrir e manter a textura da massa bem lisa.
PRINCIPAIS
- Gelatina incolor
- Manteiga
- Mel ou glucose de milho
- Essência de amêndoas ou outra de sua preferência
- Açúcar impalpável
- Corante alimentício em gel (para colorir)
PRINCIPAL USO
Buttercream quer dizer creme de manteiga. Como o nome já indica, a manteiga é o que dá a textura para esse creme. Além de delicioso, ele é fácil de fazer, aplicar e deixar a cobertura reta e lisinha para decorar.
IMPORTANTE
Existem vários tipos de buttercream, porém o mais resistente e mais adaptado ao paladar brasileiro é o feito à base de merengue suíço. Depois de pronto, é possível saborizar o creme de diferentes maneiras: com suco de frutas, chocolate, café, bebidas alcoólicas etc.
PRINCIPAIS
- Claras de ovos
- Açúcar
- Manteiga
- Essência de baunilha ou outra de sua preferência
PRINCIPAL USO
Ganache é a mistura de chocolate com algum líquido, que pode ser água, creme de leite, polpa de fruta etc. A princípio, pode parecer simples, mas para fazer uma boa cobertura de ganache é preciso prestar atenção nas proporções e na quantidade de cacau que o chocolate utilizado tem. Quanto mais sólidos de cacau tem o chocolate, mais líquido e gordura será preciso para chegar ao ponto correto.
IMPORTANTE
Sempre dá para salvar o ganache! Se a mistura ficou muito líquida, é só derreter mais chocolate e adicionar. Se ficou muito grossa, é só colocar mais líquido. Lembrando que o mais tradicional é fazer a mistura com creme de leite.
PRINCIPAIS
- Chocolate
- Creme de leite
PRINCIPAL USO
Bem conhecido dos brasileiros, o chantili é perfeito para bolos recheados de frutas. Vai só dois ingredientes, açúcar e creme de leite fresco, que, quando batidos na batedeira, ficam bem firmes.
IMPORTANTE
Para chegar no ponto de chantili, é preciso bastante gordura, por isso, o ideal é usar o creme de leite fresco com 30% de gordura e ele precisa estar gelado.
PRINCIPAIS
- Açúcar
- Creme de leite fresco
Se você tem vontade de aprimorar seus conhecimentos na área de gastronomia, fique de olho no programa Cozinha Escola para saber mais sobre a programação de cursos. Aqui no portal Cate, você também encontra o curso online e gratuito de Confeitaria Básica.
Como faço para me inscrever?
Olá, Maria! O texto acima é um conteúdo de dicas e inspirações para você conhecer melhor o assunto. Todos os conteúdos sinalizados como “Dicas” não são cursos.
Mas, caso tenha interesse, pode se inscrever no curso de Confeitaria Básica, que é totalmente on-line e pode ser acessado no link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gastronomia/confeitaria-aprenda-tecnicas-basicas/. Quando a página carregar, clique em “ACESSE” e, depois, em “INSCREVA-ME” para ter acesso aos conteúdos de aprendizado. Abraço!
como faço para me escrever
Boa tarde, Dilmara! O texto acima é um conteúdo de dicas e inspirações para você conhecer melhor o assunto. Todos os conteúdos sinalizados como “Dicas” não são cursos.
Mas caso tenha interesse, você pode se inscrever no curso de Confeitaria Básica, que é totalmente on-line e pode ser acessado no link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gastronomia/confeitaria-aprenda-tecnicas-basicas/. Quando a página carregar, clique em “ACESSE” e, depois, em “INSCREVA-ME” para ter acesso aos conteúdos de aprendizado. Abraço!
Como faço pra mim inscrever
Olá, Rosiane. Tudo bem? O texto acima é apenas um conteúdo de dicas e inspirações para você conhecer melhor o assunto. Todos os conteúdos sinalizados como “Dicas” não são cursos.
Mas você pode se inscrever no curso de Confeitaria Básica, que é totalmente on-line e pode ser acessado no link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gastronomia/confeitaria-aprenda-tecnicas-basicas/. Quando a página carregar, clique em “ACESSE” e, depois, em “INSCREVA-ME” para ter acesso aos conteúdos de aprendizado. Abraço!
Olá, por favor onde encontro o calendário para inscrição do Cozinha Escola, gostaria muito de fazer o curso, obrigada.
Olá, Marli. Para acompanhar os próximos períodos de inscrições, siga a Fundação Paulistana nas redes sociais:
Instagram: http://www.instagram.com/fundacao.paulistana
Facebook: http://www.facebook.com/fundacao.paulistana
Você também pode conferir todos os cursos a distância do portal Cate, através do link: http://www.cate.prefeitura.sp.gov.br/tag/ead. Um abraço!
MARAVILHOSO