O Cate - Inspiração DICA | Como fazer uma ceia de Natal econômica
7 de dezembro de 2022
A imagem é uma foto. Cinco pessoas negras estão sentadas em cadeiras em volta de uma mesa. Elas levantam taças, fazendo um brinde. Em cima na mesa estão diversos pratos de comida e uma decoração natalina.

DICA | Como fazer uma ceia de Natal econômica

As festas de fim de ano estão chegando e, com elas, as ceias! Porém, com a alta demanda de alguns ingredientes típicos dessa época, os preços encarecem e o preparo pode se tornar inacessível para a maioria da população.   

Se você é um profissional da gastronomia e trabalha com a venda de ceias por encomenda – ou vai preparar a sua própria – saiba que é possível encontrar alternativas mais acessíveis financeiramente e tão gostosas quanto!

Confira algumas dicas que vão ajudá-lo a preparar uma ceia mais econômica:

Planejamento

A preparação da ceia começa no planejamento. O primeiro passo é saber quanto de dinheiro você tem para gastar e criar o cardápio a partir disso. Depois, faça uma lista de todos os ingredientes que serão utilizados e a leve ao mercado, assim você evita gastos impulsivos ou desnecessários.

Aproveitamento integral dos alimentos

O aproveitamento integral dos alimentos é um hábito nutritivo, sustentável e econômico! A banana da terra, por exemplo, pode ser o ingrediente principal de uma moqueca vegetariana. A receita é a mesma da moqueca tradicional, só que o peixe dá lugar à banana. Para a sobremesa, é possível utilizar a casca no preparo de uma torta, um bolo ou um doce cremoso.

Para ver mais dicas de aproveitamento integral dos alimentos, assista ao vídeo.

Substituições

As carnes e peixes costumam ser os protagonistas da ceia. No entanto, não é preciso gastar mais do que pode para isso. Quem pretende economizar, pode fazer substituições sem perder nada de sabor. O chester e o peru podem ser substituídos pelo frango assado. O pernil pela costelinha suína ao forno com barbecue. Ao invés da posta, sirva bolinhos ou uma salada de bacalhau em lascas.

Sazonalidade

As frutas, verduras e legumes da época oferecem melhor sabor e melhor preço, pois estão em abundância. Fazer receitas tendo esses alimentos como base também é uma maneira de economizar na ceia. No mês de dezembro, são sazonais frutas como abacaxi, ameixa, graviola, nectarina e uva. Legumes como abobrinha, beterraba, cenoura, pimentão, tomate e vagem. Por fim, verduras como almeirão, endívia, hortelã e salsão.

Para ver mais dicas sobre sazonalidade dos alimentos, assista ao vídeo

Pratos do dia a dia incrementados

Alguns pratos e ingredientes do dia a dia podem ganhar uma nova roupagem e virar atração na ceia. O arroz, por exemplo, pode ser um arroz cremoso com legumes, requeijão e queijo parmesão. O estrogonofe pode ser feito com palmito e cogumelos variados. A maionese de batata pode dar lugar ao salpicão de frango. É só usar a criatividade e boa ceia!

[Total: 1    Média: 5/5]

5
Comentários

3 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Portal CateDilma dos Santos Neres Recent comment authors
newest oldest
Dilma dos Santos Neres
Membro
Dilma dos Santos Neres

Obrigado pela dica

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Dilma! Agradecemos muito o seu comentário, estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de vocês aqui no portal. Para ver outros aprendizados na área gastronomia, acesse o link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/gastronomia/. Abraços!

Membro
Vera Lúcia Dos Anjos

Muito importante aproveitar bem os alimentos. Grata.

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Vera. Agradecemos muito o comentário, o seu feedback é importantíssimo para nós. Você pode encontrar outros cursos na área de gastronomia clicando em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gastronomia/. Seguimos à disposição. Abraços!

trackback

[…] o Portal Cate disponibiliza dicas com alternativas inteligentes para a preparação de uma ceia deliciosa sem comprometer o orçamento, além de maneiras estratégicas para os empreendedores interessados […]

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Esteja capacitado para trabalhar na cidade mais gastronômica do Brasil ...
Topo
0