Barista. Você já ouviu falar nesse nome? Se ainda não, pode ficar tranquilo que, muito em breve, vai estar familiarizado com ele. Com a explosão de cafeterias especiais na cidade de São Paulo, o barista, ou seja, o profissional especializado em bebidas feitas com café, está cada vez mais valorizado no mercado.
O portal Cate preparou um miniguia para você saber mais sobre essa área de atuação e geração de renda. Confira:
Barista, prazer!
O barista faz parte da cadeia produtiva do café. Pode-se dizer que ele é a última etapa desse grande processo que começa no plantio até chegar na xícara do cliente.
Entre suas principais atividades estão a escolha dos grãos que serão servidos na cafeteria, a inspeção da máquina de moagem, o domínio dos principais métodos de extração (Hario V60, Aeropress, French Press, Cafeteira Italiana, Coador, etc.), a preparação de bebidas que levam leite e a criação de drinks com café.
Além disso, o barista também deve estar disponível para ouvir a preferência dos clientes e saber orientar sobre o grão ou método de extração que mais combina com ela.
Outra possibilidade de trabalho para o barista é na indústria, ajudando na criação de novos produtos para o mercado consumidor.
Cafés especiais
O sucesso do trabalho do barista depende muito da qualidade do café, por isso, as cafeterias utilizam os cafés especiais.
Diferente dos cafés vendidos em supermercados e produzidos em escala industrial, que geralmente utilizam todos os resíduos do café e fazem uma torra muito intensa, o café especial é feito em microlotes, utilizando apenas os grãos perfeitos de frutas maduras.
Assim como vinho, o local onde o pé de café é plantado influencia diretamente seu sabor e sua qualidade. O barista deve ser capaz de avaliar essas diferenças e características como o aroma, a doçura, o amargor, a acidez, a cor e o sabor residual que só os cafés especiais têm.
Quero ser barista, e agora?
A primeira coisa que uma pessoa interessada em ser barista deve fazer é beber café. E gostar muito disso! Comece experimentando as marcas disponíveis no mercado e, quando couber no seu bolso, visite uma cafeteria especial para provar o que é servido por lá. Assim, já é possível observar, aos poucos, as diferenças entre esses produtos.
Outra maneira de conhecer mais sobre café é navegando pelo conteúdo disponível na internet. Existem diversos sites, canais de YouTube, perfis no Instagram e podcasts especializados no tema, como o Pura Cafeína.
Se depois de tudo isso seu interesse por café só aumentar, é recomendável procurar algum curso para formação de baristas. Dos introdutórios aos profissionais, os cursos são bem variados e podem ser encontrados em diversos formatos, como EAD, presenciais em cafeterias e em instituições de ensino, como o Senac.
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
Gostaria de fazer esse curso de Barista
Como fazer a inscrição de este curso?
Olá, André. Infelizmente, ainda não oferecemos o curso de barista. O conteúdo acima é apenas uma dica para vocês conhecerem melhor as possibilidades da profissão! Mas você pode conferir todos os cursos na área gastronomia clicando em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gastronomia/. Lembrando que os conteúdos sinalizados como “DICA” não são cursos. Abraços!
Olá, Fabio. Infelizmente, ainda não oferecemos o curso de barista. O conteúdo acima é apenas uma dica para vocês conhecerem melhor as possibilidades da profissão! Mas você pode conferir todos os cursos na área gastronomia clicando em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gastronomia/. Lembrando que os conteúdos sinalizados como “DICA” não são cursos. Abraços!
Não estou conseguindo acessar os.exercicios
[…] informações do Cate, Sebrae e […]
Como faço,o p me inscrever
já tem 3 cursos