O Cate - Inspiração DICA | Profissão barista: onde trabalho e paixão por café se encontram
27 de setembro de 2022
A imagem é uma foto. Em um ambiente de cafeteria, um homem negro, de dreads e avental jeans, está segurando uma xícara de metal com a mão esquerda e um copo de papel branco com a mão direita.

DICA | Profissão barista: onde trabalho e paixão por café se encontram

Barista. Você já ouviu falar nesse nome? Se ainda não, pode ficar tranquilo que, muito em breve, vai estar familiarizado com ele. Com a explosão de cafeterias especiais na cidade de São Paulo, o barista, ou seja, o profissional especializado em bebidas feitas com café, está cada vez mais valorizado no mercado.

O portal Cate preparou um miniguia para você saber mais sobre essa área de atuação e geração de renda. Confira:

Barista, prazer!

O barista faz parte da cadeia produtiva do café. Pode-se dizer que ele é a última etapa desse grande processo que começa no plantio até chegar na xícara do cliente.

Entre suas principais atividades estão a escolha dos grãos que serão servidos na cafeteria, a inspeção da máquina de moagem, o domínio dos principais métodos de extração (Hario V60, Aeropress, French Press, Cafeteira Italiana, Coador, etc.), a preparação de bebidas que levam leite e a criação de drinks com café.

Além disso, o barista também deve estar disponível para ouvir a preferência dos clientes e saber orientar sobre o grão ou método de extração que mais combina com ela.

Outra possibilidade de trabalho para o barista é na indústria, ajudando na criação de novos produtos para o mercado consumidor.

Cafés especiais

O sucesso do trabalho do barista depende muito da qualidade do café, por isso, as cafeterias utilizam os cafés especiais.

Diferente dos cafés vendidos em supermercados e produzidos em escala industrial, que geralmente utilizam todos os resíduos do café e fazem uma torra muito intensa, o café especial é feito em microlotes, utilizando apenas os grãos perfeitos de frutas maduras.

Assim como vinho, o local onde o pé de café é plantado influencia diretamente seu sabor e sua qualidade. O barista deve ser capaz de avaliar essas diferenças e características como o aroma, a doçura, o amargor, a acidez, a cor e o sabor residual que só os cafés especiais têm.

Quero ser barista, e agora?

A primeira coisa que uma pessoa interessada em ser barista deve fazer é beber café. E gostar muito disso! Comece experimentando as marcas disponíveis no mercado e, quando couber no seu bolso, visite uma cafeteria especial para provar o que é servido por lá. Assim, já é possível observar, aos poucos, as diferenças entre esses produtos.

Outra maneira de conhecer mais sobre café é navegando pelo conteúdo disponível na internet. Existem diversos sites, canais de YouTube, perfis no Instagram e podcasts especializados no tema, como o Pura Cafeína.

Se depois de tudo isso seu interesse por café só aumentar, é recomendável procurar algum curso para formação de baristas. Dos introdutórios aos profissionais, os cursos são bem variados e podem ser encontrados em diversos formatos, como EAD, presenciais em cafeterias e em instituições de ensino, como o Senac.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

[Total: 5    Média: 3.2/5]

8
Comentários

5 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
Leonardo de Goes FilhoEunides Maria de Mereles CavalcanteSandra Maria Oliveira DuartePortal Cateandre francisco tshilonda Recent comment authors
newest oldest
Fabio Martins Striatto
Membro
Fabio Martins Striatto

Gostaria de fazer esse curso de Barista

andre francisco tshilonda
Membro
andre francisco tshilonda

Como fazer a inscrição de este curso?

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, André. Infelizmente, ainda não oferecemos o curso de barista. O conteúdo acima é apenas uma dica para vocês conhecerem melhor as possibilidades da profissão! Mas você pode conferir todos os cursos na área gastronomia clicando em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gastronomia/. Lembrando que os conteúdos sinalizados como “DICA” não são cursos. Abraços!

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Fabio. Infelizmente, ainda não oferecemos o curso de barista. O conteúdo acima é apenas uma dica para vocês conhecerem melhor as possibilidades da profissão! Mas você pode conferir todos os cursos na área gastronomia clicando em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gastronomia/. Lembrando que os conteúdos sinalizados como “DICA” não são cursos. Abraços!

Sandra Maria Oliveira Duarte
Membro
Sandra Maria Oliveira Duarte

Não estou conseguindo acessar os.exercicios

Eunides Maria de Mereles Cavalcante
Membro
Eunides Maria de Mereles Cavalcante

Como faço,o p me inscrever

Leonardo de Goes Filho
Membro
Leonardo de Goes Filho

já tem 3 cursos

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Esteja capacitado para trabalhar na cidade mais gastronômica do Brasil ...
Topo
0