
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria de mercado Grand View Research, o mercado global de acessórios para celular atingiu um valor estimado em 112 bilhões de dólares. Recentemente, a gigante das telecomunicações Vivo chegou a anunciar a compra da i2Go, uma das principais marcas de acessórios, em negociações que podem atingir os 80 milhões de reais.
Com o mercado aquecido, a venda de acessórios para celular surge como uma opção acessível de se gerar renda em um grande centro urbano como São Paulo. Mas para se destacar da concorrência e profissionalizar o serviço, é preciso ter organização e atenção aos detalhes. Veja as dicas que selecionamos para ajudá-lo nessa tarefa:
Formalize o seu negócio
Sabia que regularizar o negócio traz muitos benefícios para quem é empreendedor? Além de começar a contribuir com a aposentadoria, um empreendedor regularizado também passa a ter acesso a outros benefícios previdenciários, como auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte.
A regularização também o torna apto a emitir notas fiscais e buscar mais linhas de crédito voltadas para Microempreendedores Individuais (MEI). Fazer parcerias sólidas com outras empresas e a possibilidade de criar um espaço físico para a sua empresa no futuro são outros benefícios da regularização.
Em São Paulo, o serviço de formalização é realizado pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) e pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) em todas as unidades do Descomplica, unidades do Cate e subprefeituras. Para receber orientação sobre formalização como MEI, acesse o site do Descomplica SP (clique aqui) ou ligue para a central telefônica 156 e agende seu atendimento em uma das unidades disponíveis.
O Código Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) para a venda de acessórios para celular é o 4752-1/00 – Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação.
Cuidado com as finanças!
Outro aspecto que torna o seu negócio mais profissional é a gestão do caixa. Ainda que seja comum juntar as contas da vida com os negócios, o ideal é sempre separar o caixa da empresa do caixa pessoal, para que as movimentações com familiares e amigos não se misturem às movimentações de clientes e fornecedores. Já fizemos um artigo completo explicando a importância de dividir as suas contas: clique aqui e confira!
Uma vez que você conseguiu separar as contas e reservas da empresa, é necessário ficar atento a duas etapas principais: o planejamento de gastos e o balanço financeiro da empresa. O planejamento deve ser realizado no início do ano, enquanto o balanço é feito ao final dos doze meses de trabalho. Para aprender como elaborar essas etapas, veja as dicas do portal na área:
Aprenda a fazer um planejamento anual de gastos – CLIQUE AQUI
Aprenda a fazer um balanço financeiro de fim de ano – CLIQUE AQUI
Diversificando o investimento
Para ampliar o número de clientes, é importante também diversificar o seu catálogo de produtos. Aqui vão algumas ideias de acessórios para celular em que o seu negócio pode apostar:
- capinhas personalizadas;
- suportes;
- fones de ouvido;
- películas de proteção;
- lentes de câmera;
- iluminadores para flash;
- cartões de memória;
- baterias;
- power bank (bateria externa);
- carregadores;
- cabos;
- adaptadores USB;
- estojos e cases;
- produtos para limpeza de tela;
- cabo extensor para selfies.
Lembrando que você pode vender esses itens também pelo meio digital, através das plataformas de marketplace ou e-commerce. Veja os artigos que não podem faltar no seu plano de estudos para empreender na área de vendas:
CURSO | Como sua ideia pode virar um negócio – CLIQUE AQUI
CURSO | Empreendedorismo 1: Empreender com propósito – CLIQUE AQUI
DICA | Plataformas de e-commerce para criar loja virtual – CLIQUE AQUI
DICA | Como responder os seus clientes nas redes sociais – CLIQUE AQUI
DICA | Como identificar e superar uma crise financeira no seu negócio – CLIQUE AQUI
DICA | Mães empreendedoras: por que formalizar sua empresa? – CLIQUE AQUI
Comentários