Depois de um longo ano de trabalho, é hora de olhar para as finanças e se planejar para o novo período que vem pela frente. Todo empreendedor pode fazer um balanço de fim de ano para entender melhor o próprio negócio, descobrir onde houve progresso e o que será necessário melhorar para encarar os próximos 12 meses.
Tudo isso começa com a organização correta de um balanço financeiro, tarefa importantíssima que você aprenderá agora. Acompanhe!
Registro de caixa
Para fazer o balanço das finanças do ano, você precisará ter em mãos o registro do dinheiro que entrou e saiu do caixa ao longo dos meses. A compra de novos equipamentos e de matéria-prima, a manutenção, a venda de produtos ou serviços, tudo deve ser levantado para que você tenha um panorama exato do que aconteceu.
Em que época do ano sua empresa recebeu mais clientes? Os gastos foram maiores em algum momento específico? Registrar o fluxo do caixa, além de ajudar a encontrar respostas para essas perguntas, é necessário porque esse dinheiro também faz parte dos bens da sua empresa e ter controle sobre ele ajudará na hora de fazer o balanço de fim de ano. Portanto, se você ainda não tem o costume de registrar os gastos, esse é o primeiro ponto a ser melhorado para o ano que vem.
O Portal Cate tem um conteúdo muito bacana sobre como elaborar um planejamento anual de gastos. Clique aqui e confira!
Balanço patrimonial
O dinheiro em caixa é muito importante, mas é apenas uma parte das finanças da sua empresa. Para fazer um balanço correto, é preciso analisar três elementos: os bens, os direitos e as obrigações.
Os bens são compostos pelo dinheiro em caixa, o dinheiro no banco, o estoque e todos os equipamentos de trabalho que o seu negócio possui. Os direitos, por sua vez, são os valores que o caixa ainda receberá de clientes ou de administradoras de cartões de crédito, por exemplo. Já as obrigações incluem empréstimos e impostos a pagar, contas em aberto e outras dívidas em geral, ou seja, é o dinheiro que a sua empresa terá que pagar.
Resultados
Na área da Contabilidade, os bens e os direitos são chamados de ativos, enquanto as obrigações são conhecidas como passivos. Usando esses dois conceitos você saberá qual foi o resultado da empresa no ano. Veja como fazer!
- Primeiro, você soma todos os ativos: dinheiro a receber, dinheiro em caixa, dinheiro no banco, valor do estoque, valor dos equipamentos
- O próximo passo é somar somente os passivos: contas em aberto, impostos a pagar e qualquer outra dívida que precise ser quitada.
- Caso o valor dos ativos seja maior que o valor dos passivos, isso significa que o balanço financeiro do ano é positivo e que o negócio foi capaz de gerar lucro.
- Agora, se o valor dos passivos for maior que o valor dos ativos, isso significa que as finanças estão no vermelho, ou seja, o ano terminou com prejuízo.
Olhando o panorama de como as finanças caminharam ao longo dos últimos 12 meses, você deverá identificar os pontos positivos e os negativos e pensar em um planejamento para o próximo ano. Clique aqui para aprender, passo a passo, a fazer um planejamento anual de gastos.
Amando
Agente aprende muito aqui
Excepcional
amo.cursos excelentes.