O Cate - Inspiração DICA | Como fazer um bom post para as redes sociais
17 de fevereiro de 2022
A imagem é uma foto. Uma mulher branca, ruiva, com um casaco vermelho de mangas brancas, segura com as duas mãos um celular bem na frente de seu rosto.

DICA | Como fazer um bom post para as redes sociais

Quem é um pequeno empreendedor sabe que não basta que o produto ou serviço tenha qualidade, mas que também é preciso arrasar na divulgação, ainda mais quando as redes sociais são o principal canal em que isso acontece.

Se você ainda não pode contar com um social media, que é o profissional especializado em criar conteúdo para as redes, listamos aqui algumas boas práticas que devem ser levadas em consideração na hora de fazer um post sobre um determinado produto ou serviço. Elas podem ajudar a postagem a ganhar mais engajamento, chegar a mais pessoas e conquistar consumidores. Confira:

1 – Crie uma pauta com temas e frequência

Antes de começar a fazer o post, é interessante que você já tenha definido qual a persona e o público-alvo  da sua marca, além da identidade visual  que será usada em suas redes.

Com isso em mãos, chegou a hora de criar a sua pauta, ou seja, um calendário onde serão definidos quantos posts você vai fazer no mês, sobre qual tema cada um deles será e qual a frequência de postagem.

Isso vai criar uma coesão editorial no perfil da marca e ainda ajuda a organizar a rotina da produção de conteúdo.

2 – Transmita conhecimento e crie curiosidade

Temos uma oferta cada vez maior de posts pelas redes; portanto, para se destacar é interessante oferecer um conteúdo que faça diferença na vida de seu seguidor. Ele pode vir em tom de informação, contando alguma curiosidade sobre a fabricação de seu produto; em tom de conhecimento, dando uma dica que a pessoa possa reproduzir em casa; ou mesmo em tom de humor, fazendo com que o contato com aquele post seja um bom momento.

O tom certo será aquele que mais vai valorizar o tipo de conteúdo que você quer compartilhar.

3 – Cuidado para não poluir o post

Não podemos esquecer que a grande maioria das pessoas acessa as redes sociais pelo celular. Com isso, os posts não devem ser poluídos com muitos detalhes ou texto. Aposte em deixar na imagem principal apenas a mensagem-chave que você quer transmitir e coloque o complemento na legenda.

Geralmente, os usuários passam batidos por post que eles não conseguem ver nem entender direito.

4 – Incentive uma ação

O engajamento acontece quando um seguidor curte, comenta ou compartilha o seu post. Essas ações funcionam como um termômetro para saber se seu conteúdo está gerando interesse nas pessoas. Por isso, incentive a interação! Termine as legendas com frases como “Gostou? Então compartilhe com os amigos”, “Esse conteúdo fez a diferença para você? Deixe aqui nos comentários” ou “Marque aqui o amigo que você sabe que vai gostar dessa dica”, entre outros.

 5 – Use, mas não abuse das hashtags

As hashtags, que são aquelas palavras que carregam na frente o símbolo do jogo da velha, por exemplo #trabalho, funcionam como filtros de pesquisa nas redes sociais. Se você clicar em uma hashtag, vai ver tudo que foi postado junto com ela. Algumas pessoas chegam a seguir hashtags de assuntos que as interessam, como #maquiagem, #moda etc.

Assim, o uso de hashtags ajuda o seu post a criar alcance e ser encontrado por pessoas que não seguem a sua página. Entretanto, não abuse delas. O recomendado é colocar no máximo cinco, para a ferramenta de pesquisa não considerar seu post muito genérico.

Quer ainda mais dicas de como fazer bons posts para as redes sociais? Conheça o nosso curso de Mídias Sociais, disponível gratuitamente aqui no Portal Cate.

 

[Total: 1    Média: 5/5]

6
Comentários

3 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Maria de Jesus Gama PintoPortal CateSandra Caviquioli De Souzatatiane micheli da silva santosDamiana da silva Recent comment authors
newest oldest
Damiana da silva
Membro
Damiana da silva

Bom dia nao estou conseguindo puxar o certificado do curso postura e imagem profissional preciso desse certificado

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Damiana. Tudo bem? Antes de acessar seu certificado do curso de Postura e Imagem Profissional, verifique se já navegou por todos os conteúdos obrigatórios do curso e respondeu a pesquisa de satisfação. Para ver o que falta ser feito, siga os passos a seguir 1. Vá na página do curso: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/gestao-empreendedorismo-e-trabalho/postura-e-imagem-profissional/. 2. Clique em “ACESSE”; 3. Os conteúdos já feitos estarão marcados com um “✓”, nas caixinhas da esquerda. Quando concluir, você poderá pegar o certificado clicando em: “CERTIFICADO” e “OBTER CERTIFICADO”, no final da página. Abraços

tatiane micheli da silva santos
Membro
tatiane micheli da silva santos

BOA TARDE
PRECISAMOS DE CURSOS NOVAS NA PLATARFORMA CATE

Sandra Caviquioli de Souza
Membro
Sandra Caviquioli de Souza

Com certeza !

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Tatiane. Agradecemos por compartilhar sua consideração, levaremos em conta daqui para frente. Lembrando que você pode acompanhar o lançamento dos novos cursos do portal através do link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/cursos/. Abraços.

Maria de Jesus Gama Pinto
Membro
Maria de Jesus Gama Pinto

interessante

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...
Conheça as ferramentas para vender seus produtos ou seus serviços pela ...
Topo
0