O Cate - Inspiração DICA I Alimentação na terceira idade: como montar um cardápio nutritivo para idosos
17 de março de 2023
A imagem é uma foto. O foco está nos ombros de um homem idoso que está sentado manuseando uma refeição com garfo e faca. O homem é branco e utiliza óculos e camisa quadriculada na cor branca. Sobre seu colo, está uma bandeja de madeira com um prato cheio de comida e um copo cheio de água.

DICA | Alimentação na terceira idade: como montar um cardápio nutritivo para idosos

Você já deve saber que a alimentação é um ponto essencial para a saúde do corpo, em todas as idades. Porém, quando envelhecemos, nosso organismo passa por mudanças, e precisamos mudar o cardápio para manter o bem-estar.

O planejamento da alimentação na terceira idade precisa levar em conta questões como a necessidade de nutrientes (proteínas, fibras, vitaminas etc.) e a aceitação dos alimentos por parte de cada um. Esse trabalho combina diferentes especialidades, incluindo profissionais de nutrição e cuidadores de idosos, que estudam as particularidades das pessoas de faixa etária avançada para melhor acompanhar esses pacientes.

Para nos ajudar com esse tema, conversamos com a nutricionista e escritora Lara Natacci, doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP e diretora da clínica DietNet. Confira abaixo o que ela destaca sobre envelhecimento e alimentação.

Alterações causadas pelo envelhecimento

O primeiro passo para planejar a alimentação na terceira idade é acompanhar as mudanças que ocorrem no corpo. Vale lembrar que cada indivíduo envelhece de uma forma e, por essa razão, é preciso estar sempre com exames e visitas médicas em dia. Contudo, algumas alterações são muito comuns e aparecem em maior ou menor intensidade para todo mundo.

Entre as mudanças mais significativas que ocorrem durante o envelhecimento, Lara Natacci destaca a “perda de massa muscular, que interfere nas necessidades nutricionais, e a mudança na capacidade digestiva, que envolve perda dos dentes e alteração em funções relacionadas à digestão”.

Entre essas funções estão a alteração do paladar e do olfato, que são responsáveis por captar a sensação de sabor nas papilas gustativas. O resultado disso é que o idoso tem mais dificuldade em sentir o gosto dos alimentos. Com o envelhecimento, a produção de enzimas também pode ser prejudicada, deixando a digestão mais lenta.

O que não pode faltar

Como na velhice ocorre maior perda de massa muscular, Natacci ressalta que é importante haver boa ingestão de proteínas e o ideal é que elas sejam oferecidas em porções ao longo dia, para melhorar a absorção do nutriente pelo organismo. A especialista explica que “a proteína presente em laticínios, carnes, frangos, peixes, ovos e leguminosas deve ser oferecida de forma fracionada para aumentar a produção de massa muscular”.

Os alimentos com antioxidantes e ação anti-inflamatória também não podem ficar de fora da lista de compra: eles ajudam a retardar o envelhecimento das células e evitar danos cerebrais, como dificuldade de raciocínio ou de aprendizagem. Segundo a nutricionista, os alimentos com essas propriedades são encontrados principalmente entre frutas, legumes e verduras.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de cerca de 400 gramas de frutas, legumes e verduras por dia, mas Natacci ressalta que “para promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas, é sempre importante consumir um pouco mais, e alguns estudos falam em até 800 gramas desses alimentos por dia. Tudo vai depender da aceitação do idoso. Quanto mais pudermos aumentar essa quantidade, mais teremos vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos no organismo”.

Outro nutriente que auxilia na saúde cerebral e diminui a inflamação no organismo é o ômega-3, encontrado em salmão, sardinha, atum, arenque, trutas e outros peixes. A especialista explica que ele também pode ser achado em alimentos de origem vegetal, como a chia e a linhaça, e que aumentar a presença desse nutriente no cardápio traz muitos benefícios para a terceira idade.

Textura, sabor e suplementação

Nos casos em que há diminuição do paladar e do apetite, existem alguns caminhos para facilitar a ingestão de alimentos. O primeiro deles é “servir o alimento de forma atrativa: mudar preparações, texturas, cores e condimentos periodicamente”, aconselha a especialista. Recorrer a texturas pastosas às vezes também é necessário, principalmente se houver dificuldade de mastigação.

Quanto ao uso de suplementos vitamínicos, a prescrição deve ser feita por um especialista da área médica, que vai analisar fatores como doenças associadas à falta de vitaminas e interações entre medicamentos. Portanto, a pessoa deve sempre consultar seu médico antes de fazer uso de suplementos.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário na seção abaixo.

Quer saber mais? O Portal Cate oferece o curso on-line “Introdução ao Cuidado com o Idoso”, que você pode acessar clicando aqui. Bons estudos!

[Total: 4    Média: 4.5/5]

10
Comentários

5 Comment threads
5 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
Portal CatePatricia Concilio de FreitasMônica Santos Mattosmaria liduina de sousa silvaMaria do Perpetuo Socorro Sousa da Silva Recent comment authors
newest oldest
ALTEIA SEMIRAMIS GONCALVES
Membro
ALTEIA SEMIRAMIS GONCALVES

Bem explicado,gostei.

Maria do Perpetuo Socorro Sousa da Silva
Membro
Maria do Perpetuo Socorro Sousa da Silva

sim

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Alteia! Agradecemos muito o seu comentário. Todo o nosso trabalho é feito com muito empenho e seriedade para ajudar vocês a conquistarem seus objetivos. Você pode encontrar outros conteúdos na área da saúde e bem-estar através do link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/saude-e-bem-estar/. Um abraço!

Maria do Perpetuo Socorro Sousa da Silva
Membro
Maria do Perpetuo Socorro Sousa da Silva

Seguindo a dica de alimentação na terceira idade ,devido algumas alterações de patologias é necessário mudança de cardápio. Ser houver perda de massas, alteração no paladar, olfato e capacitação de mastigar é necessário preparo de alimentos pastoso, até mesmo frutas favorecendo uma ótima digestão. Conhecendo outros nutrientes que auxilie na saúda do cérebro diminuindo as inflamações no organismo, e como por exemplo podendo ingerir peixe, chia e a linhaça. Tudo sob a prescrição de um especialista médica.

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Maria! Muito obrigado por compartilhar sua reflexão, o seu feedback é importantíssimo para nós. Você pode encontrar outros conteúdos na área da saúde e bem-estar através do link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/saude-e-bem-estar/. Um abraço!

maria liduina de sousa silva
Membro
maria liduina de sousa silva

Eu não sabia que cate tinha tanta opção de curso ,adorei as dicas

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Olá, Maria! Agradecemos muito o comentário, estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de vocês aqui no portal. Você pode encontrar outros conteúdos na área da saúde e bem-estar através do link: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/saude-e-bem-estar/. Abraços.

Mônica Santos Mattos
Membro
Mônica Santos Mattos

Muito bom!!

Portal Cate
Editor
Portal Cate

Ficamos muito felizes em saber que esse conteúdo foi útil pra você, Mônica! O seu feedback é importantíssimo para nós. Para encontrar outros aprendizados na área da saúde e bem-estar, entre em: https://cate.prefeitura.sp.gov.br/saude-e-bem-estar/. Um abraço!

Patricia Concilio de Freitas
Membro
Patricia Concilio de Freitas

Gratidão

Mais visto

Este curso te apoiará para participar de dinâmicas e entrevistas de emprego, ...

Conteúdos Relacionados

Topo
0